Cogeração - otimização energética para redução do impacto ambiental

Solução

A eficiência energética, a segurança do recurso, a redução da fatura energética e do impacto ambiental são temas cruciais quando falamos de produção de energia.

A cogeração é um processo de produção combinada de energia térmica e de energia elétrica, num sistema integrado, a partir de uma única fonte de combustível, como por exemplo gás natural. O calor residual produzido na geração de eletricidade é, neste caso, recuperado e convertido para utilização em aquecimento de espaços, aquecimento de água, produção de vapor e em chillers de absorção para produção de frio (trigeração).


A unidades de cogeração são uma solução vantajosa em múltiplos aspetos:

→ Maior rendimento quando comparadas com as unidades convencionais,  nas quais o calor e a eletricidade são produzidos de forma separada. A cogeração permite poupar mais de 10% de energia primária, assim como valorizar a eletricidade  gerada - para venda à rede ou autoconsumo.

→ Produzindo a eletricidade de forma descentralizada, pode reduzir-se as perdas nas redes de distribuição em 2,5 a 7%

→ Garantindo um fluxo contínuo e de alta qualidade  de energia térmica e elétrica, promove maior eficiência e fiabilidade do fornecimento de energia.  Por esse motivo são soluções especialmente indicadas para hospitais - incluindo a sua utilização como unidades de back-up e emergência.

→ Quando comparadas com as unidades alimentadas a gás, combustíveis derivados de petróleo ou carvão,  as unidades de cogeração reduzem as emissões de CO2 para a atmosfera em 14 %, 24 % e 28 %, respetivamente.


Quem são os nossos clientes?

Cidades, organismos locais e estruturas intermunicipais
Estabelecimentos de saúde e educação públicos e privados
Indústrias e empresas de serviços


A nossa solução

> Saiba mais sobre os serviços de produção de energia em ambiente hospitalar aqui

 

Fiabilidade do fornecimento de energia

Estabelecimento de saúde e educação públicos e privados

Indústrias e empresas de serviços