Hospital Beatriz Ângelo: serviços de manutenção

COVID-19: Mobilizados para prestar #serviçosessenciais

  A HL Manutenção é uma empresa da Veolia Portugal responsável pelo contrato de manutenção e ciclo de vida do Hospital Beatriz Ângelo, unidade de saúde localizada em Loures e que serve 278 mil habitantes.

A qualidade do ar, a eficiência energética, a qualidade e disponibilidade das salas para o ato médico, desde as salas brancas para cirurgias em pressão negativa até aos consultórios, são garantidas no âmbito da atividade prestada por uma equipa residente. 

"Se pensarmos que a Energia, o Ar Condicionado, a Água, os Gases Medicinais, os equipamentos da Cozinha, da Esterilização, os Elevadores, as Portas Automáticas, os Robots, o Transporte Pneumático e tantos, tantos outros sistemas estão sob nossa responsabilidade, entendemos a extensão das nossas obrigações e compromissos", realça José Rodrigues, Diretor Geral da HL Manutenção.

À conversa com...

José Rodrigues

Diretor Geral HL Manutenção

 

No contexto da pandemia, os últimos meses têm sido vividos pelas equipas da HL Manutenção com desafios diários, exigindo grande capacidade de adaptação às alterações constantes implementadas pelo Hospital, na linha da frente do combate à COVID-19. É exemplo "a realização de um rastreio médico diário a todos os técnicos do Hospital, no início de cada dia de trabalho".

A disponibilização de equipamento de proteção individual e produtos necessários (máscaras respiratórias habilitadas com filtro FFP3 (distribuídas as todos os técnicos), máscaras descartáveis, fatos completos Tyvek, luvas descartáveis, álcool gel, desinfetante para lavagem asséptica das mãos, entre outros);  desinfeção diária das superfícies dos compartimentos onde está sediada a HL MANUTENÇÃO no Hospital Beatriz Ângelo; e divisão da equipa técnica em duas, com rotação quinzenal e extensão de horário, de modo a garantir a continuidade da prestação, caso surja uma contaminação que obrigue a quarentena, são algumas das medidas implementadas de imediato.

"A HL MANUTENÇÃO tem correspondido com profissionalismo às expectativas que nos depositam as equipas clínicas, as equipas executivas, os doentes, os familiares, enfim, a comunidade que servimos e que confia no Hospital Beatriz Ângelo. Esta doença colidiu vigorosamente connosco, mas encontrou-nos fortes, motivados e disciplinados. Sabemos e motiva-nos que cada Vida salva, que cada triunfo sobre a Doença tem um pouco da nossa contribuição associada", sublinha.

 

Mobilizados para prestar serviços essenciais protegendo a segurança e saúde dos colaboradores

Cada um de nós é chamado a participar neste, que talvez seja, o desafio mais importante das nossas vidas. Felizmente para nós trabalhamos no Grupo VEOLIA, em que as pessoas contam. Em que ninguém fica sozinho. E onde chegar à meta faz tanto sentido, quanto o facto de todos a cruzarmos. Se nos concentrarmos no que sabemos fazer, se seguirmos os procedimentos estabelecidos, se na dúvida questionarmos, podemos ter a consciência de que a nossa ação contou.

José Rodrigues
Diretor Geral HL Manutenção

Com 6 pisos, um deles abaixo do solo, e cerca de 70 000 m2 de área de construção, este projecto foi o primeiro no sector da saúde em Parceria Público/Privada para uma unidade Green Field a ser ganho pelo Grupo Veolia em Portugal.

 Com uma equipa residente, a HL Manutenção tem implementado um sistema informático de gestão operacional onde estão integrados cerca de 20 000 bens/sistemas relativos às áreas técnicas e públicas do edifício hospitalar.