Dia Mundial da Água 2021

4 propostas para valorizar a água

A importância da água assume diferentes formas.

Água para beber, água para regar, água para produzir bens, água para higienizar, água para apagar incêndios, mas em comum uma necessidade comum: a importância de valorizarmos este recurso que se encontra debaixo de grande pressão.

O crescimento demográfico e o correspondente aumento  da procura de água por parte da agricultura e indústria e o agravamento dos impactos das alterações climáticas, nomeadamente a sua escassez, exigem respostas: é urgente valorizar a água.


No Dia Mundial da Água deixamos 4 propostas para valorizar a Água.

Em 2021, o tema das celebrações do Dia Mundial da Água, comemorado a 22 de março desde 1993, é “Valorizar a Água”. O objetivo é promover o debate em torno da importância da água nas várias dimensões da vida e em diferentes contextos, sensibilizando para a necessidade de proteger um recurso que é precioso para todos. Ao lembrarmos - e celebrarmos - todos e os diferentes benefícios decorrentes do acesso à água nas nossas vidas, a sua proteção e valorização assume uma maior importância e urgência. A Veolia líder no desenvolvimento de soluções que ajudam as cidades e as indústrias a gerir de forma mais eficientes os recursos naturais, entre os quais a água, coloca a proteção e valorização deste recurso no centro da sua atividade.

 

Problema: água é um recurso escasso

Solução: reutilizar e reciclar

Em Portugal a adoção de soluções de reutilização e reciclagem das águas residuais tem dado passos tímidos. Atualmente, apenas cerca de 1,2% das águas residuais geradas nas nossas casas são tratadas para reutilização e ainda assim na sua quase totalidade para usos internos dessas instalações.

Às soluções de reutilização e reciclagem de águas residuais estão ainda muitas vezes associadas duas principais perceções: um custo demasiado elevado para o benefício e uma noção de risco (Como é que uma água suja pode ter qualidade suficiente para regar alimentos ou mesmo para voltar a ser bebida?). Mas e se a água nos faltar? Qual é a solução?

“Tanto ao nível da eficiência do tratamento, como do tema dos custos, as tecnologias evoluíram muitíssimo nos últimos anos, sendo hoje ainda maior a fiabilidade da água que resulta destes processos, por exemplo, ao nível do controlo de bactérias, a custos mais otimizados. E é precisamente por ambos os motivos que o estudo da melhor solução deve ser muito bem feito: para cada contexto, para cada utilização há uma tecnologia mais adequada. Não há respostas standard”.
Diogo Talone
Diretor Água - Veolia Portugal

Problema: tratamento de água é consumidor intensivo de energia

Solução: valorizar o potencial energético da água

A produção de água para consumo, o seu transporte e o tratamento das águas residuais estão entre as atividades que mais consomem energia. No entanto, a água também é energia! É em si mesma energia, através da sua força cinética (no seu transporte gravítico, por exemplo) ou do calor que liberta (no caso das águas residuais, por exemplo). Mas também o é indiretamente, através do biogás que resulta da digestão das lamas  do seu tratamento, que pode ser valorizado energeticamente, entre outras opções, ainda pouco experimentadas em Portugal, como é o caso da biometanização para injeção na rede de gás ou mesmo utilização como biofuel.

Água com fonte de energia verde:

  • Produção de eletricidade através da utilização do Biogás das lamas de ETA e ETAR
  • Biometanização para injeção na rede de gás ou utilização como biofúel 
  • Aproveitamento da energia cinética e térmica das águas residuais para fins diversos

 

Problema: Qualidade e Segurança da Água

Solução: Monitorização e comando remoto

Garantir a máxima qualidade e segurança é crucial quer no abastecimento público de água, quer em edifícios e indústrias. No entanto, no seu processo de transporte, a água é sujeita a múltiplos fatores de degradação que podem afetar negativamente a sua qualidade. Elementos patogénicos, poluição industrial, micropoluição, escassez de recursos, riscos climáticos e de terrorismo - são diversas as ameaças. Criar as condições para monitorizar o estado da água e implementar rotinas de tratamento adequadas reduz significativamente os riscos, permitindo a continuidade das operações e a tranquilidade dos utilizadores. O acompanhamento em tempo real dos parâmetros de qualidade da água, com análise e apoio técnico a alarmes e desvios identificado ssurge, neste contexto, como uma importante garantia de segurança.

Problema: Ineficiências no tratamento

Solução: Digital ao serviço da eficiência

As ineficiências nos processos de tratamento, em especial ao nível do tratamento de águas residuais, são temas que podem em muito beneficiar dos novos serviços digitais, com impactos não apenas ao nível da água, mas de toda a cadeia de valor que lhe está associada (consumos energéticos, consumo de reagentes,  valorização de subprodutos, etc.)

Por exemplo, ao nível de uma ETAR, seja municipal ou industrial, as soluções digitais podem apoiar:

  • Otimização dos ciclos de funcionamento da etapas de arejamento
  • Otimização dos ciclos de mistura
  • Otimização dos bombeamento internos
  • Otimização do consumo de reagentes utilizados em processos de precipitação
  • Otimização da capacidade hidráulica
  • Gestão dos eventos de overflow
  • KPI integrados de processo
  • Ferramenta de Business Intelligence que articula com os sistemas de supervisão