Sem Sobras

 

Preparados para conhecer os 3Rs dos resíduos orgânicos? 

________

SEM SOBRAS, porquê? Porque juntos vamos:

REDUZIR o desperdício alimentar

Descobrir formas criativas de REUTILIZAR os alimentos que não consumimos no imediato

Separar os orgânicos que não podem mesmo ser consumidos para RECICLAR, transformando-os em fertilizante agrícola ou mesmo em energia

________


Biorresíduos?

Biorresíduos, o que são?

Os biorresíduos são os resíduos biodegradáveis/ orgânicos de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos.

Porque é que estamos agora a falar de biorresíduos?

Até 31 de dezembro de 2023, de acordo com o novo Regime Geral de Gestão de Resíduos, os biorresíduos que produzimos - incluindo em nossas casas - vão ter de ser separados na origem (ou seja, onde os produzimos) e encaminhados para um destino adequado, isto é, para o sistema de recolha seletiva e transporte que o Município vai providenciar para este tipo de resíduos, de forma a poderem ser valorizados numa central de tratamento dedicada, tendo em vista a sua transformação em composto e energia.

O que muda?

Para que os biorresíduos possam ser valorizados com qualidade o seu nível de contaminação tem de ser o menor possível. Isso significa que é importante separar o que é orgânico, do que não é.  Isto quer dizer que, a partir dessa data, os biorresíduos que produzimos já não poderão ser colocados no contentor do lixo indiferenciado (misturados com os resíduos que não têm valorização). Vão ter um caminho próprio, para poderem ter um tratamento próprio.

Como se relaciona o projeto SEM SOBRAS e o tema dos biorresíduos?

Todos somos agentes imprescindíveis para o sucesso desta nova forma de tratar os biorresíduos. E a educação das gerações futuras para estes temas é essencial.

É assim que nasce o projeto SEM SOBRAS. Para ensinar esta nova forma de separar os biorresíduos, mas não só! Podemos começar bem antes, no consumo responsável dos alimentos, evitando desperdício. Porque o melhor resíduo é o que nunca chega a ser produzido!

Os 3 Rs dos Biorresíduos: Reduzir, Reutilizar e Reciclar:

  • REDUZIR, praticando um consumo responsável e combatendo o desperdício alimentar
  • Descobrir formas criativas de REUTILIZAR os alimentos que não consumimos no imediato
  • Separar os orgânicos que não podem mesmo ser consumidos para RECICLAR, transformando-os em fertilizante agrícola ou mesmo em energia
PDF
Guia para os biorresíduos (2.81 MB)