Está nas nossas mãos!

Através das nossas equipas contribuímos diariamente para um espaço público com melhor ambiente e mais qualidade de vida. E contamos também consigo! Há gestos simples que podem realmente fazer muita diferença.  Senão, veja:

Lixo ensacado. Saco bem atado. Dentro do contentor.

Um gesto simples como fechar o saco do lixo e colocá-lo dentro do contentor contribui para que as nossas ruas  e bairros permaneçam  limpos e organizados.  Não raras vezes um saco do lixo colocado fora do contentor gera erradamente a perceção que o contentor está cheio e um efeito multiplicador negativo .

Incandescentes? No contentor não.

Com a descida das temperaturas torna-se mais frequente o uso de lareiras e braseiras, devendo a deposição das respetivas cinzas nos contentores de resíduos respeitar alguns cuidados. A colocação de cinzas mal apagadas, que reacendem já dentro do contentor, onde prolifera material combustível, constitui um dos principais perigos dessa deposição. Não facilite. Assegure o total arrefecimento das cinzas. Não coloque qualquer material incandescente no contentor dos resíduos.Como alternativa, e nos casos em que se aplique, utilize as cinzas como fertilizante para o seu jardim ou horta.

Resíduos Volumosos? Agende a recolha.

Se pretende desfazer-se de algum tipo de resíduos volumoso, como móveis, colchões e eletrodomésticos de grande dimensão, agende a sua recolha, gratuita, através da linha de apoio Veolia  (234 12 79 42) . No dia e hora combinados coloque os resíduos a serem recolhidos junto dos contentores da recolha indiferenciada ou junto à sua habitação. Certifique-se que não afetam a segurança de peões e veículos.

E os verdes, como as podas do jardim?

Da mesma forma, a Veolia assegura a recolha porta-a-porta de resíduos verdes, nomeadamente ramagens, relvas, podas, folhas de palmeira, troncos de árvores (desde que devidamente cortados). Os contactos para requisição do serviço os mesmos dos resíduos volumosos (234 12 79 42).

Resíduos de Construção e Demolição? 

É proibida a colocação de Resíduos de Construção e Demolição nos contentores de resíduos urbanos.  A sua recolha deve ser tratada com um operador de gestão de resíduos licenciado para o efeito. Num futuro próximo, terá à sua disposição o Ecocentro Municipal para a deposição destes resíduos. Pelo seu peso, pela sua consistência, quando surgem por engano nos equipamentos da recolha urbana geram muitas vezes estragos e, mais grave, constituem grande risco para  a segurança dos nossos trabalhadores.

Está nas nossas mãos! Colabore.