Indústria do papel e pasta de papel

A indústria do papel e pasta de papel tem sido vista como uma das mais poluentes. Hoje, já não é essa a realidade, mas de forma a aumentar a produção sem gerar impacto ambiental negativo, o setor está em permanente procura das melhores soluções junto de empresas como a Veolia.

Redução dos impactos ambientais

Apesar do grande desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e consequentemente da redução significativa da circulação postal, a indústria do papel continua em crescimento. A procura de produtos de higiene pessoal (lenços, papel higiénico, toalhitas) tem aumentado de forma constante, em linha com o aumento do nível de vida, assim como o crescimento das vendas online tem levado a uma maior procura de embalagens de cartão. Considerando os elevados consumos de água, energia e químicos que lhe são associados, a indústria do papel tem investido cada vez mais em soluções que lhe permitam reduzir drasticamente o impacto ambiental da sua atividade.

Soluções fiáveis e eficientes

Os grandes volumes de água e energia consumidas pelas fábricas de papel, bem como o volume significativo de efluentes e resíduos gerados nessa atividade exigem soluções eficientes. A Veolia oferece soluções que cobrem os ciclos da água, energia e resíduos, desde a produção à reciclagem e valorização de subprodutos. Para responder a estes desafios económicos e ambientais, a Veolia assegura a otimização operacional da instalação, a melhoria da eficiência energética, o tratamento eficaz da água e a implementação de soluções que permitam aos seus clientes reduzir o impacto ambiental das suas operações. 

Controlo de custos

Para a indústria do papel, proteger os recursos naturais anda de mãos dadas com a garantia de uma melhor performance económica. A Veolia apoia cada um dos seus clientes neste processo de melhoria contínua propondo soluções inovadoras de cogeração, utilizando como combustível a biomassa, ou valorizando subprodutos para uso interno ou externo à instalação, contribuindo por esta via para uma promoção de âmbito local da economia circular. 

A Veolia dá resposta às exigências energéticas e do tratamento de água, das lamas e dos resíduos de centenas de clientes da indústria do papel nas mais diversas geografias.