Barómetro para a transformação ecológica em Portugal

 

Em novembro de 2022 foram divulgados os principais resultados do primeiro barómetro para a transformação ecológica, lançado pela Veolia, líder mundial em serviços ambientais, e a Elabe, empresa de estudos e consultoria francesa.

O âmbito deste Barómetro permite-nos avaliar o nível global e local de aceitabilidade das soluções ecológicas existentes e descobrir os obstáculos e os incentivos que acompanham a implementação destas soluções. Um estudo informativo que nos ajudará a fazer avançar o debate e a compreender melhor como alcançar a transformação ecológica.

 

 

E em Portugal?

"Estamos prontos para aceitar as mudanças necessárias para responder à emergência ambiental?"

 

Fomos perguntar aos nossos clientes*

63%

Considera que Portugal está exposto e vulnerável aos riscos relacionados com a disrupção climática e a poluição (água, ar, solo,...)

82,5%

Considera que a sua empresa está totalmente ou em parte exposta e vulnerável aos riscos relacionados com a disrupção climática e a poluição (água, ar, solo,...)

83,3%

Concorda que os custos relacionados com os danos causados pela disrupção climática e a poluição são maiores do que os investimentos que precisamos de fazer para uma transformação ecológica

75%

Considera que em Portugal não se fala o suficiente sobre as soluções necessárias para mitigar as alterações climáticas e a poluição, e para adaptar às respetivas consequências

Na sua opinião, quem são os 3 principais atores para alcançarmos uma resposta às alterações climáticas bem sucedida?

Os resultados em Portugal mostram-se em linha com os resultados do estudo de opinião global. Para quem respondeu à questão, é claro que estados, cidadãos e empresas têm um papel fundamental para o sucesso do combate e adaptação às alterações climáticas. As respostas globais destacam ainda as autoridades locais e a União Europeia.

 

Na sua opinião, quem são os 3 principais atores para alcançarmos uma resposta às alterações climáticas bem sucedida?

* clientes consultados no inquérito de satisfação ao cliente em 2022, 120 respostas.

 

Health and Sustainable Living Report 2022

Em janeiro de 2023 foram apresentados os resultados do Healthy & Sustainable Living Report 2022, um estudo realizado pela consultora portuguesa Greenlab e pela multinacional GlobeScan e que reúne a opinião de consumidores em 31 países nos diferentes continentes, entre os quais, 1.000 cidadãos portugueses.

 

Fontes:

Guerra, pobreza e alterações climáticas no topo das preocupações dos portugueses, Jornal de Negócios

Two in Three People are Prepared to Halve Their Consumption to Help Save the Planet, GlobeScan

  • Comparativamente com 2021, a percentagem daqueles que consideram que as alterações climáticas são uma questão "muito preocupante" aumentou, mantendo-se também elevada a preocupação com a perda da biodiversidade (75%).
  • O aumento dos preços (73%) surge logo a seguir ao calor extremo (75%) como principal efeito das alterações climáticas sentido pelos portugueses.
  • O inquérito mostra que pessoas que vivem em agregados familiares com pessoas menores de 18 anos têm mais probabilidade do que a média de ter um forte desejo de viver de forma sustentável e agir em conformidade.
  • 80% dos portugueses consideram que é necessário consumir menos de forma a preservar o ambiente para as gerações futuras e 76% estão dispostos a reduzir o seu nível de consumo para metade, embora 46% estejam convencidos de que a ação individual não pode contribuir muito para a salvação do planeta.