Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho: A Veolia demonstrou a sua resiliência e capacidade de adaptação durante a crise sanitária

A pandemia da Covid-19 colocou a saúde e segurança no trabalho no centro das preocupações para as empresas. Na Veolia, capacidade de resposta, adaptação, agilidade, colaboração e resiliência foram as palavras de ordem para gerir a crise sanitária. Como podemos proteger com sucesso a saúde dos nossos colaboradores, simultaneamente garantindo a continuidade da prestação dos serviços essenciais - água, resíduos e energia - em todo o mundo? Neste Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril), este ano sob o tema "Antecipar, preparar e responder às crises e investir agora em sistemas de SST resilientes", Frédéric Goetz, Diretor de Saúde e Segurança no Trabalho do Grupo, explica como a Veolia reuniu todas as suas forças nesta crise.

 

 

Em termos de saúde e segurança no trabalho, a Veolia tem duas palavras de ordem: resiliência e agilidade. Com três níveis de resposta que dependiam da situação em cada país, exceto nas instalações industriais que se viram na obrigação de suspender a sua atividade, 100% dos serviços prestados pela Veolia foram assegurados.

 

A primeira prioridade passou pela criação de um sistema resiliente de saúde e segurança no trabalho capaz de responder a ameaças imprevistas que garantisse também a continuidade das atividades do Grupo em todo o mundo: abastecimento de água potável, recolha de resíduos e, em particular, de resíduos hospitalares. Desta forma, a continuidade na prestação destes serviços contribuiu para enfrentar a pandemia.

 

Tudo isto foi conseguido sem comprometer a política de saúde e segurança no trabalho da Veolia: durante a pandemia, o Grupo reduziu mesmo a sua taxa de frequência de acidentes de trabalho para 6,6 (em comparação com 8,12 em 2019). Na gestão da resposta à situação pandémica, a Veolia implementou: comités para a gestão multidisciplinar de crises; uma abordagem técnica, incluindo máscaras para todos os trabalhadores e testes PCR, numa base voluntária, sempre que possível, auto-isolamento acompanhado de rastreio de contactos; e finalmente, um aspeto humano, com estruturas de apoio psicológico que apoiaram os trabalhadores a falar das suas dificuldades em total confidencialidade.

 

Temos trabalhado continuamente com representantes dos trabalhadores, que têm sido canais de informação inestimáveis. A cooperação entre a direção e os parceiros sociais resultou em ações mais coerentes, e numa maior solidariedade entre os trabalhadores. Temos sido capazes de tranquilizar os nossos colaboradores no terreno desde o início da pandemia, como demonstrado pelo inquérito de compromisso de 2020, no qual 90% consideram que a Veolia tem vindo a tomar as medidas certas para lidar com a crise da Covid. Temos também implementado iniciativas de comunicação, formação e sensibilização: por exemplo, uma campanha de formação online específica para a Covid-19 foi implementada em todo o Grupo. Também temos sido apoiados pela monitorização científica da OIT e da OMS. O trabalho a partir de casa tem sido incentivado para todos os trabalhadores sempre que possível.
FRÉDÉRIC GOETZ
Diretor SST - Grupo Veolia

 

 

O que aprendemos com esta crise

"É importante notar que a crise realçou os valores de solidariedade da Veolia, que se traduziram em prestar mais atenção a outras pessoas, apoiando assim uma política de saúde e segurança coerente e forte. Se tivéssemos de enfrentar outra crise, demonstrámos que somos capazes de gerir este tipo de situação. Como empresa de referência para a transformação ecológica, devemos aproveitar esta experiência para nos tornarmos mais resilientes e ágeis para as gerações futuras".

 

Esta crise sanitária reforçou a confiança nos procedimentos que temos e na nossa capacidade de adaptação, e na importância de olhar à nossa volta e identificar riscos e perigos, de agirmos com consciência dos nossos atos. Uma das principais aprendizagens foi ainda a maior dinâmica de partilha e comunicação vivida por todos - essencial para uma cultura de segurança. Tudo isto nos fez mais resilientes e melhor preparados para situações futuras.
Tânia Lopes
Coordenadora Segurança - Veolia Portugal