EcoAventura: educação e mobilização pelo Ambiente

A Veolia voltou a estar presente no EcoAventura, uma iniciativa do Município de Aveiro que pretende sensibilizar e envolver as escolas e as famílias na valorização do ambiente. Nesta edição, as atividades dinamizadas no espaço Veolia, no Parque da Cidade, de 30 de maio a 5 de junho, abordaram dois temas principais: os Biorresíduos e o novo Ecocentro Municipal de Aveiro. 

Porquê estes dois temas?

- porque os Biorresíduos foram o mote do nosso programa de educação ambiental neste ano letivo, através do programa SEM SOBRAS e tínhamos muito para partilhar com todos! Até apresentámos um livro feito em colaboração com os alunos do 1º ciclo!

- porque a partir de junho abre portas o novo Ecocentro Municipal de Aveiro onde os munícipes do concelho vão poder entregar grande diversidade de resíduos para que ganhem uma nova vida! Para assinalar esta importante abertura e mostrar o tipo de iniciativas que vão acontecer durante o ano no Ecocentro, a Veolia organizou no fim de semana de 4 e 5 de junho um mercado de trocas, um passeio de bicicleta, um workshop de  upcycling e um concurso de mascotes para o Ecocentro.

SEM SOBRAS - À descoberta dos biorresíduos

ATIVIDADE PARA ESCOLAS (pré-escolar e 1ºciclo) | Em parceria com o projeto Form@tive - Universidade de Aveiro

Dez atividades lúdico-pedagógicas sobre o tema dos biorresíduos para crianças do pré-escolar e de 1º ciclo foram dinamizadas por alunos da Universidade de Aveiro, participantes no projeto Form@tive (formação de futuros professores para ensinar crianças através de uma aprendizagem ativa baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Lançamento da publicação "As sobras mágicas"

No âmbito do programa de educação ambiental SEM SOBRAS, a Veolia e a Câmara Municipal de Aveiro desafiaram as escolas do 1º ciclo do concelho a contribuir para a construção de uma história ilustrada alusiva ao tema dos biorresíduos. No dia 1 de junho, Dia da Criança, o livro foi lançado no EcoAventura.
Foram muitos os contributos, nomes e desenhos que recebemos e que compõem a publicação "As sobras mágicas", e por isso agradecemos a criatividade das crianças e a dedicação dos professores que participaram. A história e os contributos dos alunos estão também disponíveis online 

Hora do Conto 

ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL | Em parceria com a contadora de histórias Ana Luísa Carrola

Ainda no âmbito do lançamento da história "As Sobras Mágicas" decorreram no espaço Veolia várias sessões de hora do conto, musicadas e bem animadas, dando a conhecer a publicação feita em colaboração com os alunos.

Mercado de Trocas

ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL | Em parceria com alunos da ESTGA - Universidade de Aveiro

Uma das atividades que irá acontecer com regularidade no Ecocentro serão os mercados de trocas, onde qualquer munícipe pode levar roupas, livros e acessórios para trocar. A primeira edição aconteceu no EcoAventura e incluiu uma área também para crianças, para troca de jogos, livros e brinquedos. O mercado de trocas é aberto a todos e não envolve qualquer transação financeira, somente troca por troca, contribuindo para estender a vida útil dos artigos. 

Workshop - vamos fazer uma mascote para o Ecocentro?

ATIVIDADE PARA CRIANÇAS 

O novo Ecocentro Municipal de Aveiro abre em Junho e anda à procura de uma mascote. Neste workshop ajudámos as crianças a compreender o que acontece aos resíduos num Ecocentro e como é que uma mascote é importante para animar o Ecocentro. Em breve será lançado um concurso para todas as crianças do concelho - mantenham-se atentos!

Percurso de Bicicleta

ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL | Em parceria com a CiclaAveiro

Para dar a conhecer o novo Ecocentro Municipal de Aveiro a Veolia promoveu um percurso de bicicleta com partida do Parque da Cidade. Pelo caminho foi ainda possível conhecer alguns dos ecossistemas únicos da cidade!

passeio de bicicleta EcoAventura

RepairCafé - Oficina de Upcycling

ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL Em parceria com Alexandra Arnóbio

Uma vez por mês o Ecocentro Municipal abrirá portas à realização de um RepairCafé onde qualquer munícipe de Aveiro poderá reparar ou transformar artigos que tenha em casa danificados ou envelhecidos, dando-lhes uma nova vida. A primeira sessão realizou-se no EcoAventura no espaço Veolia no Parque da Cidade, com a Alexandra Arnóbio, conhecida pelos seus workshops de upcycling (transformação de resíduos em novos produtos), por exemplo: pisa papéis, porta-retratos, suporte para facas, bengaleiro, suporte para escovas, entre tantos outros.

objeto resultado de upcycling