Escultura em forma de Moliceiro sensibiliza para a problemática do plástico na praia de São Jacinto

A praia de São Jacinto vai acolher, a partir de 10 de junho e durante toda a  época balnear, uma escultura em forma de moliceiro onde poderão ser depositadas embalagens de plástico e metal. 

A iniciativa, com o mote "Nem tudo o que vem à rede é peixe", decorre no âmbito do Programa Bandeira Azul e resulta de uma parceria entre o Município de Aveiro e a Veolia com o objetivo de sensibilizar para a problemática dos resíduos que se acumulam no mar, em particular o plástico.

Na inauguração, que coincidiu com o arranque da época balnear na praia e o hastear da Bandeira Azul, atribuída a São Jacinto pelo 16º ano consecutivo, o moliceiro foi palco de uma dinâmica teatral, protagonizada pela Palco Central, companhia de teatro de Aveiro, ligando personagens de várias gerações (o avô pescador, a neta bióloga e a varina) em torno do tema do plástico no mar e da preservação dos ecossistemas.

Para além da permanência da escultura no areal durante toda a época balnear, serão dinamizadas pelo Município de Aveiro e pela Veolia, nos dias 10 e 24 de junho, 22 de julho, 20 de agosto e 2 de setembro, ações de educação ambiental na praia, entre as 10 e as 15 horas, dirigidas aos mais novos.

Programa disponível aqui

Para saber mais sobre a iniciativa aqui

O Moliceiro é um símbolo da tradição e cultura de Aveiro que, nesta ação, surge fora do seu espaço mais natural - a Ria - para surpreender e lembrar que todos somos responsáveis pelos resíduos que produzimos. É certo que os resíduos que se acumulam no mar não têm apenas origem nas praias, são um problema mais vasto e que exige uma ação global, mas sem a consciência e o contributo de cada cidadão não seremos bem sucedidos.
Miguel Aranda da Silva
Diretor de Resíduos