Nova missão Tara

No dia 12 de dezembro de 2020, cinco anos após o Acordo de Paris ter sido assinado, o veleiro Tara lançou-se novamente ao mar numa nova expedição denominadada "Missão Microbiota". Com o apoio da Fundação Veolia, o veleiro que também é laboratório pretende compreender como é que esta população invisível dos oceanos funciona e estudar a sua vulnerabilidade às alterações climáticas.

“Explorar para compreender, partilhar para mudar" O Tara mantém-se fiel à sua visão original. Desta vez, a nova expedição do veleiro que também é laboratório , lançada no final de 2020, pretende estudar o tecido essencial do oceanos - a sua microbiota -  e o futuro deste ecossistema perante as alterações climáticas globais.

© Marin le Roux / polaRYSE / Tara Ocean Foundation

O que é o mirobiota? Todos os microorganismos marinhos (vírus, bactérias, microalgas, etc.) e as suas interações com o ambiente. Numa viagem de 70.000 quilómetros, os cientistas a bordo do Tara vão recolher amostras de microbiota marinho no âmbito de um programa de sequenciação de ADN. O objetivo é incluir um maior número de parâmetros ambientais possível: temperatura, valores de oxigénio,  presença de nutrientes ou de poluição de plástico, por exemplo. Um melhor conhecimento dos mecanismos que ligam o microbiota e o clima permitem um melhor conhecimento do oceano, que é a fonte de 50% do oxigénio do planeta.

 

Missão Microbiota em números:

  • 2 anos no mar

  • Uma viagem de 70.000 quilómetros

  • Entre 20 a 23 paragens programadas

  • 3 diretores de missão: Chris Bowler, Diretor de Investigação do CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique (França); Daniele Ludicone, Investigadora na Estação Zoológica Anton Dohrn (Nápoles, Itália); Colomban de Vargas, Diretor de Investigação no CNRS