Solvay e Veolia lançam projeto de transição energética "Dombasle Énergie"

A criação de uma unidade de cogeração de CDR irá reduzir drasticamente as emissões de CO2 da fábrica de carbonato de sódio da Solvay em Dombasle

A Solvay e a Veolia são parceiras num novo projeto industrial de transição energética - "Dombasle Énergie” - que pretende substituir o carvão por Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR), produzindo energia limpa e competitiva para a fábrica histórica da Solvay, localizada em Dombasle-sur-Meurthe. O projeto irá garantir a competitividade daquela unidade fabril e reduzir em 50% as emissões de CO2 .

O projeto consiste em substituir três caldeiras a carvão por uma unidade de cogeração com dois fornos alimentados a CDR, produzido a partir de resíduos que não podem ser reciclados, permitindo reduzir para metade a pegada carbónica desta atividade industrial e até mesmo terminar com a importação de 200.000 toneladas de carvão por ano. Por ano, prevê-se que a unidade de cogeração consuma cerca de 350.000 toneladas de CDR.

A nova unidade, a ser construída pela Solvay e operada pela Veolia, terá uma capacidade de 181MW de energia térmica e 17,5 MW de energia elétrica. O projeto representa um investimento de  €225 milhões e deverá entrar em funcionamento em 2024.

Primeira do género em França, a unidade irá criar um ciclo virtuoso de economia circular, nomeadamente:

  • Reduzindo significativamente a pegada ambiental da fábrica (redução das emissões de CO2 em aproximadamente 50% ou 240.000 toneladas de CO2 por ano);
  • Terminar com o uso de combustíveis fósseis, substituindo o carvão importado por CDR produzido localmente;
  • Dar uma nova vida a resíduos não passíveis de serem reciclados e que desta forma serão transformados em energia verde; 
  • Reduzir consumo de água em 7%. 

A reconversão desta unidade fabril representa ainda uma importante vantagem num contexto de volatilidade de preços nos combustíveis e também das taxas associadas ao uso do carvão na Europa, com impactos positivos ao nível da sustentabilidade económica da unidade e da criação de riqueza e emprego local, com a manutenção de cerca de 1.000  empregos diretos e indiretos.

Fundada em 1873, em Lorraine, a fábrica de Dombasle é uma das unidades mais antigas do Grupo Solvay de produção de carbonato de sódio. Produz mais de 500 mil toneladas/ano de carbonato e bicarbonato de sódio, sobretudo para clientes locais, sendo usados por indústrias de vidro, detergentes e químicos, mas também em setores como a saúde, agro-alimentar, alimentação animal e purificação de gases de combustão.

Comunicado de Imprensa completo aqui