Vai nascer um living lab no município de Cascais, o Cascais Smart Pole by Nova SBE, e a Veolia é um dos parceiros

 

A Veolia é parceira do Living Lab Cascais Smart Pole by Nova SBE, que irá promover o empreendedorismo, a inovação e a implementação de projetos piloto de descarbonização e mitigação às alterações climáticas. O projeto, promovido pela Fundação Alfredo de Sousa e desenvolvido pela Nova SBE em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, CEiiA, GET 2C, Prio, Veolia e ATM, foi selecionado no âmbito dos EEA Grants, um programa financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega que tem como objetivo reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa.

Localizado em Cascais, um dos municípios líderes na definição de um Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica, o Cascais Smart Pole by Nova SBE "liderará a geração de changemakers, influenciando os seus stakeholders no caminho da inovação aliada à neutralidade carbónica, encontrando soluções locais de adaptação e mitigação às alterações climáticas e potenciando tecnologias de baixo carbono", pode ler-se no comunicado divulgado esta quinta-feira, 11 de fevereiro.

O projeto da Veolia consiste na implementação de um sistema inteligente de otimização de energia, quer ao nível do sistema AVAC, quer dos sistemas de iluminação, com base nos dados de acessos à rede wi-fi. O cruzamento desta informação com os dados gerados pela sensorização de pontos de medição da qualidade do ar interior e com os sistemas de iluminação permitirá interagir, tanto com os sistemas de climatização existentes, adequando a produção de ar tratado às reais necessidades, como com a regulação dos sistemas de iluminação, reduzindo em ambos os casos o consumo de energia elétrica.


Atingirmos a neutralidade carbónica é um objetivo global fixado na agenda política internacional desde o Acordo de Paris em 2015, responsabilidade que deve ser assumida por todos - cidades, indústrias, serviços e sociedade civil.

A Veolia está entre os principais atores do setor privado envolvidos neste processo e comprometidos com a emergência climática, em linha com a sua missão Resourcing the World.