Veolia e L'Oréal juntas na produção de embalagens de cosméticos de plástico reciclado

Para reduzir a pegada de carbono das embalagens de cosméticos, a Veolia e a L'Oréal estão juntas na construção de uma economia circular para os plásticos: a Veolia irá fornecer à marca de cosméticos, em todo o mundo, um plástico reciclado de alta qualidade que irá evitar entre 50% a 70% das emissões de CO2 quando comparado com uma embalagem normal.

O plástico será resultante de embalagens de consumo usadas (garrafas,  frascos, etc.) que serão tratadas e depois reciclado o plástico nelas contidas. As embalagens são especificamente escolhidas para garantir a pureza do material.

O novo plástico reciclado, usado na composição das embalagens de cosméticos, cumpre com os requisitos e certificações do setor alimentar de forma a garantir a máxima segurança sanitária para os consumidores.

Este plástico reciclado é de uma qualidade equivalente ao plástico virgem, cuja procura atual é enorme. Para garantir o cumprimento das certificações internacionais*,  a Veolia produz um granulado de alta qualidade com recurso a tecnologia inovadora que elimina compostos orgânicos. 

*US Food and Drug Administration

Resina de plástico reciclado de alta qualidade (FDA HDPE)
Enquanto líder mundial para a transformação ecológica, a Veolia tem um compromisso com a redução dos resíduos de plástico e com a promoção da ecologia industrial. Estamos muito satisfeitos por poder apoiar a L'Oréal no cumprimento dos seus objetivos de desenvolvimento sustentável, através do nosso know-how na recuperação de recursos e na reciclagem. A nossa ambição é sermos um parceiro privilegiado para todas as marcas internacionais que queiram processos sustentáveis de embalamento utilizando plástico reciclado, de forma a alcançarmos os grandes desafios ambientais que todos enfrentamos.
Johann Bonnet
Vice-presidente responsável pelo Desenvolvimento de Negócio e Contas Estratégicas na Veolia
É com grande satisfação que entramos nesta parceria com a Veolia, que nos irá fornecer plástico reciclado de alta qualidade específico para embalagens de cosméticos. Partilhamos as mesmas ambições em matéria de desenvolvimento sustentável. Desta forma vamos contribuir para o nosso programa de desenvolvimento sustentável “L'Oréal for the Future”, permitindo-nos alcançar as nossas ambições para 2030 e melhorar significativamente a pegada ambiental das nossas embalagens. Estamos convencidos de que vamos ser bem sucedidos na promoção da economia circular se juntarmos esforços com parceiros especialistas nestas áreas e que tenham objetivos em comum connosco. Esta abordagem pode ser vista como uma forma de trabalhar num ecossistema alargado virtuoso.
Jacques Playe
Diretor Packaging e Desenvolvimento na L'Oréal