- A SBTi elogiou a ambição de neutralidade carbónica da Veolia, reconhecida como a mais ambiciosa entre as que acompanha.
- A Veolia torna-se a primeira empresa a obter uma dupla validação dos seus compromissos climáticos por duas das principais agências de notação internacionais: SBTi e Moody's.
- Como o primeiro Grupo a apresentar emissões evitadas para os seus clientes enquanto parte do Scope 4, a Veolia contribuiu para eliminar 13,8 Mt de emissões em 2023.
Alguns meses após o lançamento do seu novo programa estratégico GreenUp, que prevê acelerar o seu roteiro de descarbonização, a Veolia deu um novo passo significativo na sua estratégia climática ao obter a validação dos seus objetivos pela Science Based Targets initiatives (SBTi), a referência internacional neste âmbito. A SBTi elogiou particularmente a ambição de neutralidade carbónica do Grupo, reconhecida como a mais ambiciosa entre as que acompanha.
No centro do modelo de desempenho da Veolia, a descarbonização é um poderoso motor e uma fonte de criação de valor a longo prazo para o Grupo e os seus clientes. Esta abordagem pragmática e orientada para a ação permite à Veolia apresentar progressos significativos na consecução dos seus objetivos. Particularmente, no que diz respeito ao programa de 1,6 mil milhões de euros para converter ativos de produção de energia baseados em carvão para energias menos intensivas em carbono ou o desenvolvimento de energia descarbonizada de base local.
A Veolia foi o primeiro Grupo a apresentar emissões evitadas para os seus clientes que fazem parte do Scope 41, que apoia ativamente a nível global para acelerar a transformação ecológica e, particularmente, a descarbonização das atividades industriais e económicas. Em 2023, a Veolia contribuiu para evitar 13,8 Mt de emissões de CO2eq.
No geral, as metas de redução de emissões da estratégia climática validada do Grupo estão alinhadas com uma trajetória de 1,5°C estabelecida pelo Acordo de Paris. Estas metas fazem parte do programa estratégico GreenUp:
- Redução de 50% nas emissões de Scope 1 e 2 até 2032, nomeadamente através da aceleração dos nossos investimentos para eliminar gradualmente o carvão na Europa e capturar biogás nos nossos locais de armazenamento de resíduos
- Aumento de 50% nas emissões evitadas para os nossos clientes (Scope 4) até 2030
- Alcance da neutralidade carbónica até 2050
Adicionalmente, a agência de notação internacional Moody's também analisou e reconheceu a qualidade do plano de transição da Veolia, atribuindo à empresa uma pontuação global de NZ-2 (numa escala de NZ-1 a NZ-5), elogiando a ambição e solidez da sua implementação a curto prazo. Isto baseia-se, em particular, na utilização pelo Grupo de tecnologias comprovadas e num retorno superior à média dos investimentos de transição.
A Veolia torna-se assim a primeira empresa a obter uma dupla validação dos seus compromissos climáticos por duas organizações internacionais de referência.
A Veolia é um importante agente na descarbonização e uma empresa resolutamente focada na ação. Com o programa GreenUp lançado no início deste ano, acelerámos o ritmo dos nossos objetivos de descarbonização, cuja credibilidade e robustez são agora reforçadas pela validação da SBTi, que reconhece o nosso compromisso com a transformação ecológica.
Estelle Brachlianoff, CEO da Veolia
1 A introdução de um indicador de Scope 4 visa medir e reconhecer a transformação ecológica, particularmente a descarbonização das atividades industriais e económicas. As emissões evitadas do Scope 4, que quantificam o CO2 que teria sido emitido para a atmosfera, correspondem ao impacto positivo das soluções de descarbonização implementadas.