Conversas com Propósito - Segurança

À conversa com Tânia Lopes, Coordenadora de Segurança na Veolia Portugal

Quão importante é o tema da Segurança entre os compromissos que a Veolia assume junto dos clientes?

O tema da Segurança tem de ser visto como algo que impacta vários stakeholders. O impacto de um acidente de trabalho num cliente, ou numa instalação nossa que presta serviços aos clientes, pode traduzir-se em dias de paragem impactando negativamente o negócio, mas antes disso significa principalmente um colaborador magoado, cujas consequências, mais ou menos graves, se repercutem na sua família e na comunidade onde se insere.

Por isso, na Veolia temos um compromisso forte com a Segurança. Para nós, a realização das nossas atividades em segurança, seja numa instalação nossa ou na de um cliente, é algo inegociável, pois afeta o nosso maior ativo: os colaboradores. E se os nossos colaboradores estiverem bem, a realizar as suas atividades em segurança, conhecedores dos riscos e pondo em prática as ações preventivas, então o cliente beneficiará sempre disso.

Na Veolia temos um compromisso forte com a Segurança. Para nós, a realização das nossas atividades em segurança, seja numa instalação nossa ou na de um cliente, é algo inegociável, pois afeta o nosso maior ativo: os colaboradores.

Tânia Lopes, Coordenadora de Segurança Veolia Portugal

Tânia Lopes

Coordenadora de Segurança
Veolia Portugal

Tem acompanhado a evolução desta área nos últimos anos. Há de facto mudanças importantes na forma como as empresas gerem os temas da segurança?

Sem dúvida. Trabalho nesta área há 20 anos e a mudança tem sido em geral muito significativa e importante. Desde logo ao nível das mentalidades, das entidades patronais mas também dos próprios colaboradores, que encaram cada vez mais a prevenção de acidentes, nas suas várias vertentes, como uma prioridade.

No caso da Veolia, a transformação mais profunda deu-se em 2013, com a assinatura da Declaração de Seul da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, reconhecendo o direito fundamental do ser humano a um ambiente de trabalho seguro e saudável.  Foi um marco importante, um compromisso que se tem vindo a traduzir em ações efetivas, com uma importante redução do número de acidentes e da taxa de gravidade dos mesmos. E isso é inestimável.

 

No caso concreto da Veolia, quais as áreas que mais trabalha para reduzir os acidentes de trabalho?

Mais do que reduzir, queremos prevenir acidentes. Queremos que os acidentes não cheguem a acontecer e que haja essa cultura de prevenção dentro da empresa. Para isso trabalhamos 5 pilares fundamentais.

O primeiro é o envolvimento das hierarquias. As chefias desempenham um papel crucial. É fundamental que estejam conscientes de que a responsabilidade pelo sucesso de um contrato num cliente, passa também pela saúde, bem-estar e segurança da sua equipa. Na Veolia temos uma formação específica para chefias - a formação VIVER - que os prepara para serem agentes ativos na melhoria da cultura de prevenção de acidentes com as suas equipas. 

É também importante dizer que o compromisso da Veolia com a Segurança integra um dos seus 5 eixos de Desempenho Multifacetado, com objetivos anuais concretos a serem cumpridos pela nossa gestão e chefia, nomeadamente com impacto ao nível da remuneração variável.

É fundamental que as chefias estejam conscientes de que a responsabilidade pelo sucesso de um contrato num cliente, passa também pela saúde, bem-estar e segurança da sua equipa.

Exposição Itinerante de Segurança realizada em 2021

 

Em segundo lugar, a melhoria da gestão de riscos. Antes de iniciarmos um novo contrato, antes da realização de um trabalho que altere a rotina da instalação, por  exemplo, é essencial fazer análises de risco robustas e completas e a sua revisão frequente. Este trabalho não é exclusivo da equipa de segurança, deve envolver a área operacional o mais possível. E até, em caso de novas atividades, colegas de outras equipas que tenham experiência na realização desses trabalhos.

O terceiro pilar é a melhoria da comunicação e diálogo. Esta é uma das áreas que mais temos trabalhado nos últimos anos. A este nível implementámos as visitas de segurança (das chefias aos colaboradores, mas não obrigatoriamente a colaboradores da sua equipa), numa lógica de regularidade, que são momentos privilegiados para observarem os comportamentos e sinalizarem questões que possam não estar tão  bem, mas também valorizar boas práticas, promover o diálogo e dar maior visibilidade ao tema da segurança. Todos este pilares conciliados fazem evoluir a nossa cultura de prevenção, para ser cada vez mais independente e, desejavelmente, interdependente (todos cuidamos de todos).

Exemplo de visita de segurança em que responsável comercial visita um contrato operacional, observando e dialogando a atividade desenvolvida pelo técnico.
 

A formação e envolvimento dos colaboradores é outro pilar indispensável. Um colaborador atento ao que o rodeia, conhecedor das instruções e normas, consciente dos seus atos, capaz de avaliar eventuais alterações ao seu contexto de trabalho é essencial para prevenir acidentes. Por isso apostamos na formação específica para a função, mas também formação mais geral, com vista à sensibilização para a mudança de comportamentos. Realizamos ambas com frequência e tendo em consideração as necessidades reportadas pelos colaboradores e chefias. Temos também outras iniciativas, de âmbito mais celebrativo e de envolvimento geral, como a Semana Internacional da Segurança, realizada em setembro, com atividades e desafios para todos os colaboradores. Em 2021, neste âmbito, realizámos uma exposição itinerante de segurança, que percorreu todos os nossos centros operacionais e que foi também um momento de comunicação e formação importante.

Um colaborador atento ao que o rodeia, conhecedor das instruções e normas, consciente dos seus atos, capaz de avaliar eventuais alterações ao seu contexto de trabalho é essencial para prevenir acidentes.

Por fim, o pilar da monitorização. Na Veolia Portugal realizamos uma reunião mensal com todas as chefias, onde todos contactam com a evolução do nosso desempenho em matéria de segurança, que compreende um conjunto de indicadores que vão desde a taxa de frequência dos acidentes e gravidade dos mesmos, às visitas realizadas e colaboradores visitados, condições perigosas, atos inseguros e quase acidentes reportados e resolvidos, entre outros. Hoje em dia, muitos destes reportes encontram-se facilitados pela digitalização. Dispomos de uma App onde são reportados todos os feedbacks de terreno, boas práticas e visitas de segurança. São ferramentas de grande utilidade e transparência para todos.

Todos este pilares conciliados fazem evoluir a nossa cultura de prevenção, para ser cada vez mais independente e, desejavelmente, interdependente (todos cuidamos de todos).