Quero por em prática os conhecimentos adquiridos

Imagem: Unsplash | Markus Spiske

 

Está na hora de pores em prática o que já sabes sobre os ecossistemas.

Olhos abertos, mãos na terra, criatividade e capacidade de sensibilizar também os que te rodeiam.

 

Preparados?

 

OBSERVA: UM ECOSSISTEMA - FORMIGUEIRO

Já alguma vez observaste as formigas no seu habitat natural?

Se possível, num parque perto da tua casa, encontra um formigueiro e observa o que fazem. 

  • Relata brevemente o que acontece: para onde se dirigem, de onde vêm ou se conseguiste ver a formiga rainha. Escreve o que viste.
  • Tira fotografias ao formigueiro. Se não puderes imprimir as tuas fotografias em papel, desenha pelo menos três situações diferentes que observaste no teu formigueiro. 
  • Com o que escreveste e com as fotografias ou os teus desenhos prepara uma apresentação para a tua turma. Podes usar micas de plástico para colocar o que preparaste e mostrar aos teus colegas e professores, sendo assim simples de limpar com alguma solução antiviral.

OBSERVA: A POLUIÇÃO - AR

Materiais:

  • Um copo alto ou frasco de vidro de boca larga e transparente.
  • Uma folha de papel de cozinha do tamanho da base do frasco ou copo.
  • Um isqueiro de cozinha. 
  • Um pedaço de papel de alumínio para cobrir a boca do frasco ou copo. 
  • Muito cuidado e a ajuda de um adulto. 

Como fazer: 

Põe o pedaço de papel dentro e no fundo do frasco e com o isqueiro (pedir ajuda a um adulto) acende o papel. Antes que termine de arder tapa o frasco com o papel de alumínio. Tem muito cuidado porque o frasco ficará quente. 

Verás que o frasco ficou cinzento e com fumo dentro. 

O que significa: 

O papel queimado representa o fumo libertado por automóveis, indústrias, chaminés, incêndios ou dos combustíveis que se queimam na Terra. 

O interior do frasco ficou cinzento e com fumo, o que representa a contaminação dos gases na atmosfera, contaminação produzida pelos seres humanos.  

É muito importante proteger a nossa atmosfera porque quando chove essas partículas de contaminação caem nos solos, na água, rios e mares do nosso planeta. 

Conclusão: 

Do que observaste e aprendeste, o que achas que podemos fazer para não contaminar o ar e a atmosfera?

OBSERVA: A POLUIÇÃO - AR

Materiais: 

  • Cartolina branca quadrada de 10x10cm (sugerimos que reutilizes uma caixa de cereais ou outra embalagem).
  • Uma corda ou pedaço de lã. 
  • Tampa de frascos ou de garrafas.
  • Fita adesiva. 

Como fazer: 

  • Prende as tampas sobre a cartolina com a fita adesiva de maneira que não se movam. 
  • Coloca a corda nos extremos superiores da cartolina para poderes pendurá-la.
  • Pendura a cartolina num sítio exterior da tua casa, mas protegido da chuva (não se deve molhar).
  • Observa durante uma semana. Ao dia 7 tira as tampas e descreve. 
  • Podes fazer uma tabela de registo a cada dois dias. 

Exemplo de tabela de registo:

Guia de observação

Respostas

Dia 1

 

Dia 3

 

Dia 5

 

Dia 7

 

O que terá sujado a cartolina?

 

Porque achas que ficou suja?

 

O que podemos fazer?

 

OBSERVA: A POLUIÇÂO - RESÍDUOS

Agora, todos utilizam máscaras para se protegerem do Covid-19. Muitas vezes, as pessoas deitam as máscaras para o chão ou não sabem o que devem fazer quando estão sujas. Também se utilizam muitos produtos de limpeza para eliminar o vírus, que nem sempre são amigos do ambiente.

Já viste máscaras no chão? Quantos produtos de limpeza são utilizados em tua casa para a proteger do vírus?

No caminho para a tua escola e no regresso, olha à tua volta e toma nota daquilo que vês durante uma semana, como se fosse um diário. Com base no que observaste, conversa com a tua família. Investiga e pergunta:

  • Qual a melhor maneira de deitar fora uma máscara usada para evitar a contaminação?
  • Qual a forma mais sustentável e ecológica de manter a minha escola e casa limpas?
  • Como lavar bem as mãos sem desperdiçar muita água?

FAZ: UMA HORTA URBANA

Materiais: 

  • Copos de iogurte ou bases de garrafas de plástico (cortas a parte de baixo). 
  • Sementes de diferentes plantas.
  • Terra. 
  • Um pouco de areia ou gravilha fina. 
  • Um doseador de spray com água. 

Como fazer:

  • Faz três ou quatro furos na parte de baixo do copo/garrafa. 
  • Põe um pouco de areia no copo, que cubra toda a base. 
  • Põe a terra sobre a areia sem encher todo o recipiente - deixa um espaço na parte superior. 
  • Espalha as sementes sobre a superfície. Não demasiadas. 
  • Tapa as sementes com um pouco de terra por cima. 
  • Com o doseador rega as sementes.  
  • Podes colocá-las na varanda ou terraço da tua casa ou mesmo deixá-las dentro de casa num local onde chegue luz. 

Precauções:

  • Averigua os cuidados da planta que escolheste semear (com quem te deu a semente, ou na embalagem, ou na Internet). 
  • Cada semente é diferente - para observares essa diferença coloca um tipo de planta em cada recipiente. 
  • Não deixes que a planta esteja todo o dia ao sol, pode secar demasiado.

 

SENSIBILIZA: UM TEATRO PARA OS MAIS NOVOS

Lê este conto...

Volt, uma lâmpada inteligente

 

A Volt é uma lâmpada, a mais inteligente de toda a vizinhança! E porque é a Volt tão especial?

Esta é a história da nossa lâmpada favorita.

A Volt era até recentemente uma lâmpada comum que iluminava a sala de estar de uma família: o Sr. Gastador, a Dona Gastadora e o seu filho Desperdiciozinho.

Todos os dias esta família obrigava a Volt a trabalhar muito, pois estava praticamente sempre ligada. 

Deixavam as luzes acesas mesmo quando não estavam em casa.

Não abriam a janela para a luz do sol entrar e acendiam as luzes sem necessidade. Brincavam a apagar e a acender a luz apenas por diversão. E um grande etcétera.

Certo dia, esgotada após um dia cansativo, Volt decidiu fazer algo e pensou:

"Tenho de ensinar uma lição a esta família de inconscientes!"

Foi então que Volt reuniu a família e disse:

"Querida família, vou explicar-vos tudo o que tenho de fazer sempre que acenderem as luzes ou qualquer aparelho elétrico, para que percebam o quão difícil é o meu trabalho:

Tenho de entrar no meu carro ultrarrápido, o «senhor corrente», e fazer uma longa viagem para trazer a luz até esta casa. Tenho de atravessar montanhas e rios e voltar. E tudo isso num segundo!!!

Estou cansada, acho que vou desistir."

O Sr. Gastador, a Dona Gastadora e o seu filho Desperdiciozinho ficaram perplexos.

O que iriam fazer agora sem a Volt? Ficariam sem luz para ler, para jogar, para ver televisão. Tudo ficaria às escuras.

De repente, Desperdiciozinho teve uma ideia:

“Se dermos menos trabalho à Volt, ela não terá de nos deixar.” 

Falaram com a Volt que, muito contente, aceitou a oferta.

Desde então, todos viveram muito melhor e a família aprendeu que não precisa de estar sempre a acender a luz para poder fazer todas as coisas de que gosta.

 

Fim.

 

Forma grupos de quatro colegas no máximo e prepara o teatro.

Com materiais reciclados constrói as personagens em forma de marionetas ou fantoches. Cada um cria uma das personagens do conto. 

Preparem um cenário simples com desenhos ou caixas de cartão para representar a casa do conto e façam, se for permitido, a montagem no pátio da escola. 

Podem eleger um narrador para contar a história e cada personagem introduzir a sua fala ou então adaptarem o conto à vossa maneira. 

Consoante a situação de pandemia e o que for permitido na vossa escola, convidem algumas crianças do 1º ciclo para assistir. Se não for mesmo possível, peçam ao professor para filmar e o vídeo poderá depois ser enviado a essas turmas. 

Assim aprendemos todos!

 

SENSIBILIZA: CAMPANHA SUSTENTÁVEL

Vamos fazer uma campanha de sensibilização sobre os ecossistemas sustentáveis e a proteção do nosso planeta?

Faz um Cartaz:

Sugere na tua turma que cada um faça um cartaz de forma individual, para que no final possam unir todos numa campanha forte que possa mobilizar todos à vossa volta para a proteção dos ecossistemas e do nosso planeta.

O cartaz pode conter recomendações para cuidar do ambiente, mensagens ou rimas sobre as espécies em perigo de extinção ou sobre formas de reduzir a poluição.

Na produção dos cartazes sejam criativos e reutilizem materiais.

E depois um vídeo para promover as vossas mensagens?

Podem inventar uma melodia ou adaptar uma existente, criando entre todos uma letra sobre a proteção do ambiente.

Repartam as frases da canção entre todos, para que cada um tenha uma participação na canção. 

Gravem com cada um a cantar a sua parte e mostrando o cartaz que fez na atividade anterior.

Se não for possível, por causa da pandemia, estarem juntos, cada um pode gravar a sua parte e depois ser editado, com a ajuda dos professores ou algum encarregado de educação, um único vídeo que some todas as contribuições.

Imagem: Unsplash |  Callum Shaw

SENSIBILIZA: ECONOTÍCIAS

Vamos criar um telejornal positivo. Durante a pandemia surgiram várias boas notícias sobre como o ambiente, durante as fases de maior confinamento, conseguiu descansar da atividade dos seres humanos. 

Procura notícias positivas sobre o ambiente, sobre a pandemia e também qualquer notícia positiva que encontres sobre a proteção do ambiente. 

Escreve uma breve reportagem de forma a poder ser lida. Podes juntar uma fotografia ou imagem, ou caso não seja possível faz um desenho.

Treina ler a tua notícia no máximo em 3 minutos.  

Escolham um apresentador do noticiário que vá introduzindo as notícias e passando a voz a cada repórter. Os professores também podem ser esse apresentador. 

Caso não seja possível fazê-lo em sala de aula, por causa da pandemia, esta dinâmica também funciona bem em contexto de videochamada. 

 

 

Queres fazer mais?

 

 

 

PARA REFLETIR

O meu ambiente é o meu próprio ecossistema, é o lugar onde vivo e me relaciono com a minha família e amigos. É também a minha escola, o parque onde brinco, as lojas onde faço compras, as ruas por onde caminho no meu bairro. A cultura e os costumes também fazem parte do ambiente que me rodeia, porque as pessoas que o compõem relacionam-se e vivem juntas de acordo com estas características de diversidade.

A diversidade do ambiente que nos rodeia enriquece a vida de quem nele participa. É importante manter os espaços bonitos e limpos para que vivamos num ambiente saudável, mas, além disso, a coexistência deve desenvolver-se com respeito e colaboração para manter um ambiente que nos seja agradável e no qual possamos aprender e viver em paz.

Para proteger o nosso ecossistema podemos agir em casa e na escola. As nossas ações podem ajudar a melhorar e proteger o ambiente que nos rodeia, mas também a cuidar de outros ecossistemas que não sabemos que existem ou que não conhecemos e que são afetados por aquilo que fazemos.

 

EM CASA

Reduzam, reutilizem e reciclem as embalagens.

Evitem desperdiçar água. 

Sempre que uma luz não seja necessária apaguem-na. 

Utilizem as máquinas de lavar de forma responsável, sempre com a carga máxima. 

Usem produtos de limpeza sem contaminantes. 

Nunca deitem óleo usado no cano, coloquem numa garrafa para depositar no oleão.

Reduzam o consumo de ar condicionado (estores fechados protegem do sol, janelas abertas ao fim do dia ou pela manhã arejam e refrescam).

 

< Inspira-te nestas ideias para criares o teu projeto >

 

 

NA ESCOLA

Reduzam, reutilizem e reciclem as embalagens e materiais.

Se for possível vão para a escola a pé ou de bicicleta. 

Façam uma horta ou jardim na escola.

Sempre que fizerem uma festa procurem fazer o menos lixo possível e reciclar tudo o que puderem.

Reduzam consumos de água e luz.

Sempre que possível joguem ao ar livre e cuidem da natureza.

No recreio não espalhem plástico.

Construam os vossos próprios jogos com materiais e embalagens usados.