O DESAFIO
A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – gere, valoriza e trata os resíduos urbanos produzidos por oito municípios da área do Grande Porto (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), que representam 1 milhão de habitantes, cerca de 10% da população portuguesa. Garantir uma valorização para os resíduos que não podem ser aproveitados por processos de compostagem e reciclagem - e que de outra forma seriam depositados em aterro - foi o grande desafio inerente à conceção, construção e exploração da Central de Valorização Energética, localizada na Maia.
A SOLUÇÃO
A solução passa por um processo controlado e automatizado que trata simultaneamente os resíduos indiferenciados termicamente, permitindo a produção de energia elétrica através do vapor gerado pela combustão.
À Port'Ambiente, uma empresa Veolia Portugal, foi entregue a exploração da central de valorização energética (Waste to Energy Plant) Lipor II por 25 anos.
A central Lipor II trata e valoriza diariamente cerca de 1.100 toneladas de resíduos sólidos, através de 2 linhas individuais de incineração, cada com capacidade para tratar 25 toneladas/hora, e um grupo turbo-alternador para a produção de 26,5 MW de energia elétrica.
capacidade anual
400.000 toneladas de resíduos domésticos
170.000 MWh
de energia elétrica por ano
90% da eletricidade é injetada na rede
servindo o equivalente a 150 mil habitantes
Em operação desde janeiro de 2000, e com um planeamento processual com cerca de 300 variáveis e um rigoso controlo ambiental, esta central é exemplo de serviço de excelência e uma parceria win-win entre a Veolia e o cliente.
Para maior benefício do cliente, a Veolia antecipa a futura regulamentação (ex: monitorização contínua de mercúrio).
As cinzas produzidas ao logo do tratamento de gases são submetidas a um processo de inertização com ligantes hidráulicos, numa unidade dedicada, e têm como destino final a deposição em Aterro.
Em 2018 a Veolia instalou uma nova unidade dedicada ao pré-tratamento de resíduos volumosos.
BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE
Atividade inovadora em Portugal, com alto desempenho ambiental, social e económico.
Performance Ambiental
Desde o seu arranque em 2000, foram tratados na Central de Valorização Energética mais de 7 milhões de toneladas de resíduos, evitando o seu envio para aterro e a emissão de 1,5 milhões de toneladas de CO2 equivalente
Performance Social
Cerca de 90% da eletricidade produzida é enviada para a rede nacional, fornecendo eletricidade a 150.000 habitantes (cerca de 1,5% da população portuguesa)
Performance Económica
Exploração com garantia de resultados. Operação contínua, 24 horas por dia, todos os dias do ano, assegurada por equipas com turnos rotativos
O testemunho do nosso cliente
Na Central de Valorização Energética da LIPOR são tratadas mais de 8 mil toneladas de resíduos por semana, produzidos por 1 milhão de habitantes de 8 Municípios do Grande Porto, e transformadas em energia elétrica suficiente para abastecer 150 mil habitantes.
A exploração desta infraestrutura é há 20 anos assegurada diariamente pela Port'Ambiente, uma empresa Veolia Portugal.
Como são transformados os resíduos em energia?
DADOS DO CONTRATO
Local: Moreira da Maia, PORTO
Âmbito: Tratamento e Valorização de Resíduos Urbanos
Duração: 25 anos - desde janeiro 2000 (em curso)
Tipo de Contrato: Operação & Manutenção
SETOR DE ATIVIDADE
Resíduos Municipais: cliente LIPOR
COMPETÊNCIAS VEOLIA NA ÁREA DOS RESÍDUOS
Gestão global de resíduos industriais e comerciais
Recolha e transporte de resíduos urbanos
Limpeza Urbana
Valorização energética de resíduos
Gestão de Resíduos de Construção e Demolição
Gestão de Veículos em Fim de Vida