O nosso desempenho é multifacetado

Uma abordagem de progresso partilhado com e para todos os nossos stakeholders

Central para a estratégia da Veolia e concebido com uma lógica de longo prazo, o propósito da Veolia é muito mais que palavras. 
É o primeiro passo para uma visão mais alargada dos negócios, na qual cada empresa é um mosaico de stakeholders cujas expetativas devem ser levadas em consideração de forma equitativa na partilha do valor criado.

É uma bússola que nos ajuda a estabelecer e manter o nosso rumo no longo prazo, uma abordagem de progresso partilhado que envolve todos os colaboradores do Grupo, que perseguimos para benefício de todos os stakeholders e que se materializa através do programa estratégico Impact 2023.

Gerir o negócio através de um desempenho multifacetado

A Veolia compromete-se com um desempenho multifacetado, atribuindo o mesmo nível de importância aos seus vários desempenhos: económico-financeiros, comerciais, recursos humanos, sociais e ambientais. Os seus 18 indicadores foram associados a objetivos de progresso até 2023, que serão regularmente auditados e medidos através de entidades independentes. Serão usados para calcular as compensações variáveis dos quadros de gestão da Veolia.

UM DESEMPENHO MULTIFACETADO COM 18 INDICADORES  - A NOSSA BÚSSOLA

Ao serviço da transformação ecológica, o compromisso da Veolia com um desempenho multifacetado pretende alcançar um novo equilíbrio entre os aspetos económicos, sociais e ambientais. 

Os 18 indicadores impactam diretamente 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas para serem implementados até 2030.

 

Clique em cada área de desempenho multifacetado para conhecer os respetivos indicadores

Desempenho ambiental

Desempenho comercial

Desempenho RH

Desempenho social

Desempenho económico-financeiro

 

Governança e execução partilhadas

Da sua criação à sua execução, o propósito da Veolia tem sido suportado e conduzido ao mais alto nível da empresa. Serve de inspiração e será usado para guiar o programa estratégico Impact 2023. Tem sido largamente divulgado e partilhado no Grupo:

Pelo Conselho de Administração, que validou o texto do Propósito e os indicadores, e monitoriza a respetiva aplicação. 

Pela Comissão Executiva e Comissão de Gestão, que são diretamente responsáveis pela sua supervisão.

Pelo Comité de "Critical Friends", especialistas independentes, a quem é pedida opinião e conselho regulares com o objetivo de "desafiar" a empresa a fazer mais e melhor e guiar o seu curso.

Um novo departamento de "Estratégia e Inovação" criado para conduzir a estratégia da Veolia de forma a que o desempenho multifacetado seja atingido em linha com o seu Propósito.

Juntamente com os representantes dos colaboradores,  a Veolia estabeleceu um comité de monitorização do propósito que possa encorajar todos os colaboradores a a apropriarem-se do Propósito e envolverem-se na sua implementação.

Por fim, de forma a mobilizar todos os colaboradores, foram desenvolvidas redes internas (como a rede dos Purpose Officers) e iniciativas internas para todos, de formação e envolvimento, com o objetivo de fazer de todos os colaboradores participantes ativos no Propósito da Veolia e Desempenho Multifacetado.