Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

Os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) incluem uma panóplia de equipamentos em fim de vida, como sejam computadores, telemóveis, eletrodomésticos, televisões, etc. Como o volume deste tipo de resíduos tem vindo a aumentar maciçamente, a reutilização e reciclagem das suas componentes é cada vez mais relevante num contexto de economia circular. 


Alguns REEE são perigosos para o ambiente. Uma vez usados, se não forem recolhidos e tratados de forma adequada, tornam-se fontes poluidoras, libertando metais pesados, produtos químicos e outras emissões perigosas para a atmosfera.

Com um potencial de reciclagem de mais de 80%, os REEE representam uma fonte extraordinária de recursos: contêm não apenas plásticos e metais ferrosos, mas também metais preciosos como ouro, prata, platina e outros metais de terras raras como o it contains not only plastics and ferrous metals, but also precious metals such as gold, silver, platinum, and rare earths such as lantânio ou o neodímio, que são alvo de uma forte pressão económica à escala global. A reciclagem de REEE dá ainda um importante contributo ao nível da promoção do emprego local.


Quem são os nossos clientes?

Entidades gestoras de recolha e empresas.

 


A nossa solução 

→ recolha e rastreabilidade
→ receção, pesagem, triagem inicial dos equipamentos por tipo

→ preparação e remoção da componente elétrica 
→ desmantelamento completo por processos mecânicos e manuais pra extração dos materiais recuperáveis
→ triagem dos materiais recuperados para serem enviados para a indústria recicladora e assim poderem ser reintegrados nas cadeias produtivas. 

Num contexto de economia circular, os REEE são triados e desmantelados permitindo recuperar um conjunto de materiais passíveis de serem reciclados e reintegrar as cadeias produtivas.

Extensão da vida útil dos produtos

Criação de emprego local

Recuperação de recursos e minerais raros