Os resíduos domésticos podem ser uma fonte de energia alternativa aos combustíveis fósseis, dando origem a energia elétrica e também a energia térmica, com impacto significativo ao nível da redução das emissões de CO2 . É ainda um exemplo de economia circular: os resíduos de ontem tornam-se agora um recurso com valor económico e social.
Tratamento mais sustentável dos resíduos domésticos
Como as regulamentações agora incentivam os municípios a tratar os seus resíduos domésticos de forma mais sustentável e a limitar o uso de aterros, a incineração com valorização energética é uma solução em rápido crescimento.
Em 2022, cada europeu produziu em média 513 quilos de resíduos domésticos, dos quais 6% foram recuperados como energia através da incineração.
A Veolia assegura esta prestação na Central de Valorização Energética LIPOR II, situada na Maia, tratando e valorizando anualmente cerca de 390 mil toneladas de resíduos urbanos (cerca de 7% da produção total do país) em 162.045MWh/ano de energia elétrica.
Como produzir energia a partir de resíduos
A valorização energética é um processo controlado e automatizado que trata simultaneamente os resíduos indiferenciados termicamente, possibilitando adicionalmente a produção de energia elétrica, através do vapor gerado pela combustão.
Enquanto líder na gestão integrada de resíduos e parceiro de longa data das autoridades locais, oferecemos aos nossos clientes privados e municipais várias soluções de valorização dos resíduos incluindo a incineração dos resíduos não recicláveis.

Em todo o mundo, operamos mais de 60 unidades de valorização energética de resíduos.
O calor gerado durante o processo de incineração é recuperado sob a forma de vapor - a energia térmica - que pode depois ser:
- usado diretamente para fornecer redes de aquecimento municipais
- injetado no turbo-grupo, que transforma a energia térmica em energia elétrica, que pode ser vendida a distribuidores
Quem são os nossos clientes?
Municípios e entidades gestoras.

East Sussex — Reino Unido
Resíduos domésticos geram 19 MW de eletricidade
Em East Sussex, no Reino Unido, estamos a produzir 19 MW de eletricidade – o equivalente ao consumo de 25.000 habitações – a partir da incineração de resíduos domésticos residuais que não são compostáveis nem recicláveis. Esta solução também reduz a necessidade de aterro.

Leeds — Reino Unido
Energia recuperada de 90% dos resíduos domésticos da cidade de Leeds
Em Leeds, Inglaterra, estamos a gerar quase 11 MW de eletricidade a partir de resíduos domésticos. Isto cobre as necessidades de cerca de 20.000 pessoas e permite poupar no imposto sobre aterros. A nossa unidade, com 42 metros de altura, é também um marco arquitetónico e paisagístico na região.

Lille — França
Converter resíduos domésticos em aquecimento urbano
A Covalys, empresa que criámos em parceria com a empresa de energia Idex, converte resíduos domésticos em calor para abastecer as redes de aquecimento urbano de Roubaix e Lille. As 70.000 habitações servidas beneficiam de energia verde a um custo mais baixo. No total, são produzidos 650 GWh por ano.
O testemunho do nosso cliente