A Voz dos Clientes 2020

Escutar a Voz do Cliente é um compromisso da Veolia.

Um compromisso com a melhoria contínua dos serviços que prestamos

e da relação de confiança que prezamos ter com os nossos clientes.

 

O foco no cliente  é um dos Valores Veolia e também um dos compromissos no âmbito do Propósito e Desempenho Multifacetado (dimensão comercial).

É neste contexto que surge o projeto Voz do Cliente, cujo principal objetivo é sensibilizar e envolver todas as áreas da empresa para a importância da escuta ativa do cliente, como fonte de informação para melhorar e desenvolver as nossas atividades.

No âmbito deste projeto, integra-se também a auscultação anual de satisfação do cliente, incluindo medição do NPS - Net Promoter Score e respetivos planos de ação que resultam desse momento de avaliação.

Satisfação do cliente em 2020

No último trimestre do ano, a Veolia em Portugal realiza uma campanha de auscultação aos clientes. Em 2020, o survey incluiu a medição do NPS, da satisfação do cliente em vários parâmetros, espaços de resposta aberta e comentário e ainda algumas perguntas relacionadas com os desafios para o futuro. A taxa de resposta ao survey foi de 27% .

A métrica de satisfação de Cliente Net Promoter Score nasceu através de uma publicação da Harvard Business Review nos EUA, como a forma mais simples de avaliar a satisfação e a lealdade dos clientes.  

Clientes Promotores - Notas 9 e 10 

Clientes Neutros - Notas 7 e 8  

Clientes Detratores - Notas 0 a 6  

O NPS varia assim entre -100 a 100 e os resultados podem ser:

  • Zona de Excelência – NPS entre 76 e 100
  • Zona de Qualidade – NPS entre 51 e 75
  • Zona de Aperfeiçoamento – NPS entre 1 e 50
  • Zona Crítica – NPS entre -100 e 0

 

Grupo Veolia em Portugal

47

NPS (Net Promoter Score)

 

A avaliação da satisfação global é uma ponderação da avaliação da satisfação em temas tão diversos como:

- cumprimento do contratualizado

- tempos de resposta

- competência técnica

- capacidade para encontrar novas soluções/ solucionar imprevistos

- compliance ambiental

- saúde e segurança dos colaboradores e atividades

- apoio administrativo e processo de faturação

Em 2020, a taxa de avaliação de satisfação foi sempre superior a 80% em qualquer um destes parâmetros.

 

Veolia Portugal

85%

Satisfação Global

 

 

PONTOS A MELHORAR

TEMPO DE RESPOSTA

NOVAS SOLUÇÕES

 

PONTOS + FORTES

SAÚDE E SEGURANÇA

COMPLIANCE AMBIENTAL

 

 

"Quando pensamos na medição da satisfação de clientes, costumamos achar que quem influencia a mesma são os que lidam diretamente com o cliente. Mas isso não é verdade! Todas as áreas das empresas influenciam, inclusive as áreas de suporte, financeira, recursos humanos, qualidade, segurança, etc. Somos todos uma engrenagem que, quando bem oleada, pode levar a um bom resultado na satisfação de clientes. Por isso, se fizermos o nosso trabalho dando o melhor de nós, com colaboração, esforço e envolvimento estamos a contribuir para um melhor resultado na satisfação de clientes".
Mariza Fernandes
Coordenadora de Qualidade e do projeto Voz do Cliente