
A água não será utilizada apenas uma vez
Em 20 anos, um em cinco países vão enfrentar períodos de escassez de água decorrentes das alterações climáticas. Como podemos reduzir a pressão sobre as origens de água doce? Para além da redução dos consumos, existem outras soluções, com destaque para o tratamento e reutilização das águas residuais.

A tecnologia ajudará à transição energética
Longe das principais centrais térmicas e nucleares, pequenas unidades descentralizadas para a produção de energia, redes inteligentes e criptomoedas estão a acelerar o desenvolvimento de energias renováveis.

A economia circular do plástico será uma realidade
No futuro as embalagens serão feitas de um único material contendo 100% de material reciclado, obtido quer por processos mecânicos, quer químicos. Estamos a trabalhar nesse sentido.

Atingiremos a neutralidade carbónica
Atingirmos a neutralidade carbónica é um objetivo global fixado na agenda política internacional desde o Acordo de Paris em 2015.
A Veolia está entre os principais atores do setor privado envolvidos neste processo e comprometidos com a emergência climática, em linha com a sua missão Resourcing the World.

Água e Energia serão inseparáveis
Desde há alguns anos, sistemas de recuperação de calor a partir das águas residuais e a instalação de micro turbinas hidroelétricas na redes de distribuição de água têm sido usadas para valorizar a energia - tantas vezes desperdiçada - contida nas nossas tubagens e condutas.

Vamos regressar ao solo
Num modelo de economia circular, a produção de fertilizantes orgânicos a partir de biorresíduos beneficia tanto a saúde dos solos como o clima. Quando associados à agricultura de precisão, contribuem para o desenvolvimento da atividade agrícola e melhoram o seu rendimento.

Cuidaremos mais da qualidade do ar que respiramos
À medida que a qualidade do ar se torna uma relevante questão de saúde pública nas grandes cidades mundiais, os edifícios são pensados para permitir uma impermeabilidade cada vez maior.

A água será gerida de forma inteligente - digital e conectada
As cidades de amanhã começam a apostar hoje na melhoria da gestão inteligente da água. A resiliência dos sistemas de água nas cidades passa pela gestão eficiente de equipamentos e centrais de tratamento de águas, e a implementação de sistemas de tratamento e controlo da qualidade da água robustos.

A Natureza vai regressar às cidades
Certas soluções para os desafios da humanidade - acesso a água potável de qualidade, agricultura saudável, etc.- podem ser encontradas nas nossas interações com os seres vivos e na proteção dos seus habitats.