Veolia membro fundador do Pacto Português para os Plásticos

O Pacto Português para os Plásticos assume-se como uma iniciativa colaborativa que pretende liderar pelo exemplo e servir de inspiração no movimento de transição dos plásticos para uma economia circular.

 

A Veolia Portugal integra o grupo de membros fundadores do Pacto Português para os Plásticos, lançado esta terça-feira, 4 de fevereiro, no Auditório Sede da EDP em Lisboa.

O Pacto Português para os Plásticos é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática; Ministério da Economia e Transição Digital; e Ministério do Mar, e é parte da Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.

Trata-se de uma plataforma colaborativa e de inovação, unida por uma visão comum, de uma economia circular para os plásticos em Portugal, onde estes nunca se converterão em resíduos.  

Este compromisso comum junta o Governo, os diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos, a Academia e ONGs, num total de 50 organizações, em torno de um conjunto de metas e objetivos ambiciosos para 2025:

  • Definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação;
  • Garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  • Garantir que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem;
  • Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
  • Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

 

José Melo Bandeira, Country Manager da Veolia Portugal, realça a importância da colaboração para que uma economia circular para os plásticos se torne uma realidade e o contributo da Veolia para esse processo. “Nenhuma das entidades signatárias poderia sozinha dar resposta a este tamanho desafio, mas em conjunto - os que produzem, os que transportam, os que distribuem, os que consomem, os que recolhem, os que valorizam e também os que legislam, os que estudam, os que investigam, os que fiscalizam - temos todas as condições para atingir o nosso objetivo e é para nós, Veolia, um grande entusiasmo fazer parte deste processo e sobretudo poder estar do lado das soluções”.

 

A Veolia e a Nova Economia do Plástico

Enquanto especialista em soluções que promovem a gestão eficiente dos recursos - água, energia e resíduos - a Veolia tem em todo o mundo tomado parte ativa em iniciativas que promovem a economia circular e com um foco particular no tema dos plásticos.

O Grupo é parceiro desde o primeiro momento da iniciativa Nova Economia do Plástico,  liderada pela Fundação Ellen MacArthur,  e  também, ainda no âmbito da parceria com esta entidade,  representado por várias das suas unidades de negócio na Rede de Pactos Nacionais para os Plásticos, como é o caso de Inglaterra, Holanda e, agora, Portugal.

O Grupo Veolia é também membro fundador e ocupa a vice-presidência da AEPW - Alliance to End Plastic Waste (Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos).

Em parceria com diversos clientes, tem contribuído diretamente para o desenvolvimento de soluções que promovam uma economia sustentável dos plásticos, como são exemplos as parcerias com a Nestlé, Carrefour e da Reckitt Benckiser. O Grupo tem também trabalhado no desenvolvimento de novas soluções para a reciclagem do plástico.

O contributo do Grupo Veolia para o tema estende-se ainda à investigação, através do Instituto Veolia, e ao estudo da problemática dos plásticos nos oceanos, através do apoio da Fundação Veolia à Expedição Tara.