A OEI e a Veolia entregam prémios à aluna e escola vencedoras da edição portuguesa do concurso “Ao Redor da Ibero-América”

A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Grupo Veolia entregaram, esta quinta-feira, 2 de dezembro, os prémios do concurso internacional “Ao Redor da Ibero-América” à aluna e escola vencedoras da edição portuguesa.

A cerimónia decorreu na Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste, escola a que pertence a aluna vencedora, numa cerimónia que contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Lousada, Maria do Céu Rocha, a Diretora do Agrupamento, Luísa Lopes, a aluna vencedora, Luana, e a respetiva turma, a Diretora da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho, e a Diretora de Recursos Humanos da Veolia Portugal, Teresa Beleza.

 

Também no âmbito da entrega de prémios, a OEI e a Veolia promoveram, junto de todas as turmas do 5º ano da escola, uma mostra de filmes solidários “I Love 2 Help”, dinamizada pela Help Images, onde foram apresentados e debatidos projetos, filmes e campanhas que contribuem para uma participação mais ativa e solidária das sociedades, numa perspetiva nacional e global. 

O concurso internacional “Ao redor da Ibero-América” é uma iniciativa dirigida a alunos do 5º ano de escolaridade, entre os 10 e os 11 anos, e faz parte de um programa de educação ambiental desenvolvido pela OEI e Veolia, desde 2012, tendo abrangido mais de 200.000 estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Perú e, desde 2021, também Portugal.

Na edição de 2021, sob o tema “a sustentabilidade dos ecossistemas”, o concurso desafiou os alunos a explorar, com a ajuda dos professores, temáticas da sustentabilidade e da preservação dos ecossistemas, e consequentemente a desenvolver um projeto que contribuísse para que a comunidade onde estão inseridos se torne mais sustentável.

A Luana, aluna da Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste, que apresentou um projeto na temática da reflorestação, ficou numa primeira fase entre os três finalistas do Concurso (saber mais aqui), tendo na fase posterior de votação pública revelado uma forte capacidade de mobilização que a colocou em primeiro lugar da edição portuguesa. É esperado para o início de 2022, um encontro digital entre todos os vencedores dos vários países.

"Todos temos o nosso papel. Os adultos devem educar-nos com o seu exemplo! Mais do que palavras, contam as ações do dia a dia. Há que educar para a reflorestação, a utilização racional dos recursos naturais, a redução e reutilização dos materiais, pois somos a futura geração do nosso planeta. (...) A nós, crianças e jovens, cabe-nos utilizar as ferramentas que temos disponíveis nos dias de hoje, como os meios digitais, usando por exemplo as redes sociais alertando e sensibilizando a nossa sociedade para este tema tão importante, a sustentabilidade, conforme aconteceu neste projeto. Mas mais do que isso cabe-nos por mãos à obra e colaborar na resolução dos problemas. Podemos começar pela nossa localidade, pela nossa região, pelo nosso país. Devemos fazer crescer esta onda para que se torne um verdadeiro tsunami de consciência ambiental!"

Luana, aluna vencedora

"A escola tem de ser uma escola que não se cinge às matérias do programa. Tem de ser uma escola que agarra projetos e ajuda os alunos a tornarem-se cidadãos responsáveis".

Luísa Lopes, Diretora do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste

 

"Estas iniciativas despertam consciências, neste caso dos mais novos que são quem tem nas mãos o futuro do nosso concelho. E ao estar aqui hoje fico com confiança de que esse futuro está bem entregue e de que Lousada continuará a ser um bom concelho para viver, porque melhor ambiente é melhor qualidade de vida. Que bom é ver os nossos jovens no terreno, a contactar com a natureza, a participar nestes projetos. Isto é uma verdadeira educação completa!"

Maria do Céu Rocha, Vereadora da Câmara Municipal de Lousada

"É muito importante que nas vossas vidas possam sonhar e concretizar. Hoje estamos aqui precisamente para celebrar o sonho. O sonho da OEI e da Veolia em trazer este concurso para Portugal. Da escola, que trabalha a educação para o futuro muito para além das matérias dadas na sala de aula. Do município, que cria também contexto para este trabalho. E o vosso sonho, a vossa aventura de se terem candidatado e que nos reúne hoje aqui a todos".

Ana Paula Laborinho, Diretora da OEI em Portugal

 

Teresa Beleza, Diretora de Recursos Humanos Veolia Portugal

"A Veolia acredita e aposta na transformação ecológica. Mas para isso não chegam apenas os serviços que prestamos aos nossos clientes. É fundamental podermos contar com verdadeiros embaixadores - a que chamamos Resourcers - e vocês, os jovens, são para nós esses embaixadores, esses Resourcers. Vocês são o futuro, e o futuro é para vocês".