Transformar cascas em novos recursos

A Veolia apoia os produtores de resíduos orgânicos na recolha e transformação destes recursos em energia e fertilizantes. Soluções inteligentes para a valorização dos orgânicos, que simultaneamente reduzem as emissões de gases com efeito estufa emitidas por estes resíduos caso não fossem aproveitados.

 

Os nossos resíduos são valiosos

Clementinas: uma fonte de energia para o corpo – e para o planeta? Sabia que a casca desta fruta constitui um biorresíduo precioso que pode ser transformado num novo recurso, como energia verde ou fertilizante? Com o incremento da regulamentação em França, em Portugal e outros países na Europa, com vista à implementação de sistemas dedicados de recolha, triagem e tratamento de biorresíduos, a Veolia apoia estes produtores com uma solução de gestão de alto desempenho.

Os serviços da Veolia cobrem todos os tipos de biorresíduos: líquidos ou sólidos, embalados ou a granel..., para os nossos clientes nos setores agroalimentar, de retalho e canal horeca (Hotelaria, Restauração, Cafetaria e Catering). Da recolha à valorização, os resíduos são geridos em todo o seu ciclo de vida antes de serem convertidos em energia verde, composto orgânico ou até alimentação animal. A Veolia apresenta ainda competências no processo da separação das embalagens do biorresíduo e respetivo encaminhamento.

EXEMPLOS DA VIDA REAL 

Na AUSTRÁLIA, o biorreator em Woodlawn trata 20% dos resíduos putrescíveis de Sydney. Capta as emissões dos resíduos e transforma-os em eletricidade verde suficiente para satisfazer as necessidades de 30.000 habitações.


Em FRANÇA, a Veolia apoia a Auchan no hipermercado Vélizy 2, recolhendo e valorizando 384 toneladas de biorresíduos anualmente.

700.000 toneladas
a quantidade de composto produzido anualmente a partir de resíduos pela subsidiária da Veolia SEDE

3 milhões de toneladas
a quantidade de resíduos orgânicos valorizados anualmente pela Veolia

 

Um desempenho multifacetado para criar soluções de alto impacto para todos

A transformação ecológica também significa olhar para além da performance económica e financeira, abrangendo no seu desempenho aspetos ambientais, sociais, comerciais e de recursos humanos. Um desempenho multifacetado significa procurar alcançar um equilíbrio perfeito entre todos esses fatores, que para nós constituem um todo indivisível.

O nosso desempenho de recursos humanos

Desenvolvendo conhecimento e experiência de alto valor acrescentado

O nosso desempenho social

Desenvolvimento da agricultura orgânica; criação de energia limpa; criação de emprego local

O nosso desempenho ambiental

Cumprimento de compliance; pegada ecológica reduzida; valorização energética e agronómica

O nosso desempenho comercial

Otimização dos consumos energéticos e custos operacionais

O nosso desempenho económico e financeiro

Aumento dos rendimentos e da capacidade de investimento

 


 

Para saber mais

 


 

Para conhecer outras soluções