Transformar os nossos resíduos em novas matérias-primas

Com uma solução de valorização completa - da recolha à reciclagem- 
a Veolia produz matérias primas secundárias a partir de resíduos como os plásticos.

 

O ciclo virtuoso da reciclagem

A valorização dos resíduos do nosso dia a dia, tais como garrafas de plástico, embalagens de alimentos, caixas, etc. é um enorme desafio ecológico. Apenas 9% dos plásticos são atualmente reciclados, e a sua proliferação está a impactar de forma significativa o ambiente e a biodiversidade. Ao adotar uma abordagem orientada para a economia circular, a Veolia valoriza este tipo de resíduos transformando-os em matérias primas secundárias que podem ser reintegradas nas cadeias produtivas substituindo materiais virgens. Reciclar pode fazer a diferença entre aumentar a quantidade de resíduos depositados em aterro e inversamente gerar novos recursos para as atividades económicas.

A experiência da Veolia e as soluções que dispõe são especialmente fortes na área da reciclagem do plástico, tornando possível tratar vários tipos de resinas e recuperá-las para reutilização pelas indústrias transformadoras. Por exemplo, as garrafas recicladas podem ser usadas para fazer novas garrafas a partir de um material tão bom quanto o material virgem, mas com um melhor desempenho ambiental, uma vez que o fabrico de um produto reciclado representa menos emissões de CO2 que a utilização de uma matéria prima virgem.

EXEMPLOS DA VIDA REAL

  • Na ALEMANHA, a Veolia é responsável pela operação de uma unidade de reciclagem de plástico, em Rostock, que dá uma segunda vida a garrafas de plástico usadas através da reciclagem de plástico PET (Polietileno Tereftalato).
     
  • Em INGLATERRA, o Grupo é responsável por uma fábrica especializada em reciclar polietileno de alta densidade, contribuindo para poupanças de energia de 75%, comparando com a produção de garrafas de plástico a partir de materiais virgens. 

Mil milhões
é o número de garrafas de plástico recicladas anualmente na fábrica de Rostock (reduzindo em 31.000 toneladas o consumo de petróleo) 

Mais de 350.000 toneladas
quantidade de resíduos de plástico reciclados em todo o Grupo em 2019

113.000 MTCO2-Eq.
quantidade de emissões evitadas anualmente em Rostock graças à reciclagem de garrafas de plástico

 

Um desempenho multifacetado para criar soluções de alto impacto para todos

A transformação ecológica também significa olhar para além da performance económica e financeira, abrangendo no seu desempenho aspetos ambientais, sociais, comerciais e de recursos humanos. Um desempenho multifacetado significa procurar alcançar um equilíbrio perfeito entre todos esses fatores, que para nós constituem um todo indivisível.

O nosso desempenho
de recursos humanos

Competências e conhecimento do negócio

O nosso desempenho social

Produção de materiais reciclados compatíveis com standards de segurança alimentar; criação de emprego local nas fileiras da reciclagem

O nosso desempenho ambiental

Redução de emissões de CO2  e das necessidades de combustíveis; redução do desgaste dos recursos naturais

O nosso desempenho comercial

Produção de matérias primas secundárias a um preço competitivo

O nosso desempenho
económico e financeiro

Crescimento do volume de negócios e da capacidade de investimento

 


 

Para saber mais

 


 

Outras soluções