Educar para a Sustentabilidade

Dentro de cada um de nós há um grande potencial para transformar resíduos….em recursos. Repensar a forma como consumimos, reutilizar materiais, recusar aquilo que não precisamos, contribuir para que os nossos resíduos possam ser reciclados, há tanto que podemos fazer para evoluirmos de um modelo linear de economia (que produz, usa e deita fora) para um modelo circular (que reutiliza, reaproveita, recicla).

Nas cidades onde estamos presentes, desenvolvemos atividades de sensilização e educação ambiental, com especial enfoque nos mais jovens. O que é a economia circular? Como podemos contribuir? Como é que dos resíduos se faz recursos? São algumas das temáticas abordadas nas sessões sempre protagonizadas pelos próprios colaboradores da Veolia.

O Caça-tesouros vai à escola é uma das ações realizadas pela Veolia em contexto de sala de aula. Os nossos colaboradores da área dos resíduos explicam a sua função e introduzem o tema de que muitos resíduos que vão parar ao caixote do lixo são verdadeiros tesouros. 

"Quase tudo o que fazemos produz resíduos e enquanto sociedade estamos a produzir mais resíduos que nunca. Temos que ser responsáveis pelo nosso próprio lixo. E a primeira ação que podemos tomar é evitar produzi-lo, começando nas nossas casas. Por exemplo, reduzindo o desperdício alimentar ou reutilizando materiais para fazer novos produtos. Quem quer contribuir?"

 

A fábrica de recursos: