Melhorar o desempenho da indústria farmacêutica

> Os desafios da indústria farmacêutica na preservação do planeta

O aparecimento crescente de novas patologias, o aumento da procura de novos medicamentos e vacinas, a globalização, um mercado digitalizado e avanços na tecnologia são muitos os desafios que enfrenta o mercado farmacêutico em pleno processo de transição: para proteger a saúde das pessoas e ao mesmo tempo a saúde do planeta.

Licença para operar

A capacidade para produzir e distribuir de forma sustentável campanhas de vacinação que salvam milhões de vidas é uma prioridade para as empresas farmacêuticas. Uma situação de incumprimento na descarga das águas residuais ou de emissões atmosféricas ou de contaminação de um lote de produtos pode gerar perdas ao nível da operação de vários milhões de euros. Ao desenvolver uma estratégia de Ambiente, Saúde e Segurança que inclua uma gestão de risco abrangendo a água, energia e resíduos, as indústrias do setor podem evitar o encerramento de uma fábrica por perda de licença para operar. 

 

Reduzir o impacto ambiental

Plástico e componentes eletrónicas são frequentemente utilizadas no fabrico de dispositivos médicos  (por exemplo, para medir e administrar insulina), meios de diagnóstico ou equipamentos de cirurgia. Para esta indústria, é hoje uma prioridade incluir a redução da pegada ambiental quer na fase de conceção, quer durante o processo de fabrico e mesmo ao longo de todo o ciclo de vida de todos os equipamentos. Desta forma, poderão ser recuperados diversos materiais secundários de alta qualidade. 

 

Aumentar a rentabilidade

Com o aparecimento dos genéricos, a forte pressão dos governos no que diz respeito ao preço dos medicamentos e cortes nos reembolsos, encontrar soluções que permitam reduzir custos operacionais é uma prioridade para a indústria farmacêutica. Também a valorização de resíduos, numa lógica de economia circular, surge como um caminho para melhorar o seu desempenho económico, por exemplo transformando solventes usados em matérias primas secundárias de qualidade equivalente.

 

Reduzir investimentos em atividades que não sejam fulcrais

O foco do investimento futuro da indústria farmacêutica incide no aumento da capacidade de produção, a industrialização de novas tecnologias e a Investigação & Desenvolvimento. E hoje, mais que nunca, num ambiente de constante mudança, é necessário repensar a alocação dos recursos financeiros. Ativos que não sejam contributivos para o core business das empresas podem ser alugados, partilhados ou mesmo externalizados.


> As soluções Veolia para a indústria farmacêutica

Com capacidade para acompanhar os elevados níveis de compliance com que a indústria farmacêutica se compromete, a Veolia apoia as empresas do mercado farmacêutico na conciliação dos resultados económicos e financeiros e a sustentabilidade ambiental, desde a I&D até ao produto final.

TER A VEOLIA COMO PARCEIRA É GARANTIA DE UMA REAL COMPETITIVIDADE NO DOMÍNIO DAS CIÊNCIAS DA VIDA

 

 


Beneficiar de um operador com experiência para a gestão dos serviços que não são core. A Veolia tem uma experiência de mais de 160 anos na gestão de utilities, da conceção à implementação de solução que asseguram o mais eficiente Custo Total de Propriedade, equilibrando as despesas de capital com as de operação.

 

Modelos de negócio únicos: assumimos total compromisso com os objetivos de desempenho estabelecidos com o cliente, ligando a nossa remuneração a indicadores claros e mensuráveis. A Veolia tem também uma longa experiência na estruturação de projetos e financiamento de infraestruturas. 

 

Acesso quer a competências especializadas, quer transversais: A Veolia consegue criar soluções integradas - água, resíduos e energia -, bem como promover economias de escala e competências de cariz ambiental verdadeiramente robustas. 

 

Responsabilidade social e envolvimento de stakeholders: a nossa experiência em gestão de infraestruturas municipais e industriais permite-nos acrescentar aos projetos ambientais uma forte componente de educação e inclusão social. 

 

Inovação: A Veolia desenvolve programas de investigação, tecnologias e explora novas parcerias de negócio dedicadas à indústria farmacêutica.

 

Empresa global de proximidade: trabalhar com a Veolia é uma oportunidade para beneficiar de uma rede global de conhecimento e experiência, sem comprometer o contributo para a realidade local, nomeadamente ao nível da qualidade de serviço e desenvolvimento da comunidade de trabalho. 

 

 

SABIA QUE? 


Com mais de 20 anos de experiência no mercado farmacêutico, a Veolia consolidou uma experiência única em ambiente regulado.


​> Referências na indústria farmacêutica

 ► EMPRESA LÍDER NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Desde 2001 que a Veolia trabalha com uma empresa líder na indústria farmacêutica, apoiando a sua estratégia  de excelência operacional e ambiental, com foco no seu centro de produção localizado em Basileia, no noroeste da Suíça, onde se localizam algumas das unidades de referência da gigante farmacêutica. 

A Veolia assegura e otimiza o abastecimento e gestão da água naquelas unidades (de vários tipos: para consumo,  água ultra-pura, de processo e desmineralizada);  das várias formas de energia (eletricidade, vapor, água quente, ar comprimido,  água fria) e ainda do tratamento de resíduos, em particular fluxos especiais de resíduos tendo em vista a sua reutilização. 

Em 2014, a parceria entre a Veolia e a farmacêutica passou a abranger todos os serviços de apoio à produção  em 15 unidades localizadas na Europa, incluindo os serviços de facility management nos respetivos escritórios.

80.000 toneladas de solventes regenerados na unidade de Basel
15 sites na Europa
 


 

► ROCHE PENZBERG

Na Baviera, no sudeste da Alemanha, a Roche tem uma das suas maiores unidades de biotecnologia, onde diariamente trabalham 5.800 pessoas em pesquisa, desenvolvimento e produção.

Nesta instalação, a Veolia foi escolhida para parceira da transformação da estação de tratamento de águas residuais da unidade, tendo desenvolvido todos os estudos prévios e a sua construção,  contribuindo para melhorar o impacto ambiental desta infraestrutura.

Um dos critérios principais deste projeto consistiu em incorporar objetivos ambientais, nomeadamente a redução da pegada de carbono da instalação em 20% das suas emissões de CO2 até 2020.

Tendo em conta as especificidades das águas residuais geradas pela indústria farmacêutica e a futura pegada ambiental da infraestrutura, a Veolia concebeu e implementou uma tecnologia anaeróbia - Biothane™ - que permite uma redução das emissões de carbono em 950 toneladas por ano. A nossa infraestrutura produz 2.770 Nm3 por dia de biogás, que é utilizado para aquecer o sistema de água e produzir eletricidade através de uma unidade de cogeração

2.700 MW/h de eletricidade produzida a partir do efluente industrial 

► Sabia que em Portugal, a Veolia também contribui para reduzir a pegada carbónica da produção de energia no Hospital de São João desde 2011 através de uma unidade de cogeração?

 


► BRISTOL MYERS SQUIBB (BMS)

 

Desde 2010 que a gigante farmacêutica Bristol Myers Squibb (BMS partners) escolheu a Veolia para parceira para a gestão integrada das suas infraestruturas na Europa.

O âmbito dos serviços prestado pela Veolia à BMS partners é de grande amplitude:

  • gestão das diversas utilities e do ciclo da água,
  • manutenção multitécnica,
  • serviços de limpeza,
  • gestão dos terrenos,
  • atividades de suporte ao laboratório,...

O contrato abrange 11 unidades de produção, investigação e escritórios em 7 países europeus.

► Sabia que em Portugal, a Veolia faz a gestão integrada de todos os serviços necessários ao funcionamento do Hospital Beatriz Ângelo?

 


►SALAS BRANCAS E SALAS DE CONTENÇÃO (PORTUGAL)

 

A Veolia, enquanto especialista em instalações técnicas especiais, conta com uma reconhecida  experiência na execução de sistemas de AVAC, incluindo salas brancas e com destaque para salas brancas de alta contenção para a indústria farmacêutica com certificação FDA - Food and Drug Administration.   

► Sabia que em Portugal, a Veolia tem uma longa experiência em retrofit de espaços e equipamentos?

 

> Tecnologias dedicadas para a indústria farmacêutica

Orion™ – produção de água purificada

Os sistemas de produção de água purificada ORION™ são modulares, pré-validados, montados em plataforma e desinfetados com água quente. Desenhados especificamente para a indústria farmacêutica, cumprem todos os requisitos regulatórios. Os sistemas ORION™ incluem 80 opções de configuração de forma a dar respostas às necessidades específicas de cada cliente. Garante uma produção entre 500 e 10.000 litros por hora. 

Mais informação aqui

 

ACTIFLO® – decantação compacta

A tecnologia ACTIFLO® consiste num processo de floculação com recurso a micro-areia. A superfície dos grãos de areia promovem a floculação, ou seja, a agregação de partículas em suspensão levando à formação de flocos sólidos que aceleram a decantação.  Esta particularidade melhora e acelera o processo de clarificação da água, reduzindo o volume de lamas que se formam neste processo.  A solução é 20 vezes mais pequena que as soluções tradicionais com clarificadores lamelares ou flotação com recurso a bolhas de ar.

Mais informação aqui

 

 

Evaled™ – eficiência energética no tratamento de águas residuais

 

Os evaporadores EVALED® são sistemas industriais que aceleram o processo natural de evaporação, sendo especialmente relevantes para o tratamento e reutilização de águas residuais em contexto industrial com baixos consumos energéticos e uma pegada de CO2 reduzida, com capacidade de 1 a 200 toneladas/dia.

Mais informação aqui

 

> Soluções para a gestão da água, energia e resíduos - um operador, todos os serviços