Dia Mundial do Ambiente: soluções Veolia para proteger a Natureza, combater a poluição e relançar a economia verde

Assinalado a 5 de junho pelas Nações Unidas, o Dia Mundial do Ambiente em 2020 tem por tema “Tempo para a Natureza”. Os alimentos que consumimos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna possível a existência de vida na Terra provêm todos da Natureza.  Em tempos que são de exceção, de luta contra a pandemia por COVID-19, é chegado o momento de reinventarmos a nossa relação com a Natureza. Por isso, a Veolia assume também o seu compromisso para preservar a natureza e a biodiversidade.

 

Acelerar a transformação ecológica 

A pandemia por COVID-19 lembra-nos que o bem-estar do ser humano, e de todos os seres vivos em geral, depende da natureza. A biodiversidade, os ecossistemas e o seu equilíbrio têm de ser preservados. Os setores de atividade onde intervém a Veolia (água, residuais e energia) estão diretamente ligados aos recursos naturais (água, ar, sol) e contribuem para poteger o ambiente nos territórios onde está presente, em particular devolvendo aos rios uma água limpa ou limitando a contaminação dos solos. O compromisso da Veolia com a biodiversidade é parte integrante do seu Propósito: combater as várias formas de poluição e acelerar a transformação ecológica.

Este Dia Mundial do Ambiente convida-nos a termos tempo para a Natureza. Chegou a hora de invertermos o desequilíbrio gerado. Um milhão de espécies de animais e plantas estão em risco de desaparecer - rapidamente. Acreditamos profundamente na necessidade de trabalharmos em conjunto para desenvolver soluções tangíveis que protejam o nosso planeta. Temos o dever de agir.

 

HOJE Já sabemos que sem inventar nada - ou seja, com as soluções já conhecidas e testadas - e com necessidades de investimento sustentadamente decrescentes, poderemos reduzir em 30% as emissões de CO2 nos setores tradicionais.

 AMANHÃ A Transição Ecológica e a Transformação Digital vão ter um papel fundamental e prioritário no relançamento e modernização da economia. O investimento em tecnologias verdes e a integração de sistemas digitais, irão contribuir para a resiliência das cidades e a sustentabilidade dos recursos.

Todos temos um contributo a dar.

O tratamento de água para a sua devolução ao meio recetor em condições ambientalmente corretas, o tratamento adequado dos resíduos limitando a contaminação dos solos, a procura de soluções de energia mais eficientes e geradoras de menos emissões de CO2 favorecendo o combate às alterações climáticas - são exemplos de serviços essenciais prestados pela Veolia em todo o mundo - e em Portugal também - com impacto direto na proteção da Natureza e equilíbrio dos seus ecossistemas. 

 

E, com o apoio dos nossos especialistas, contamos com todos os nossos clientes, parceiros e comunidades onde estamos inseridos, para fazer mais e melhor. Porque juntos podemos desenvolver e implementar as melhores soluções #paraaNatureza #paraasPessoas e #paraaRetoma. Estamos juntos nesta missão?

 

A recolha e tratamento adequados dos resíduos permitem evitar focos de poluição, terrestre e aquática e a sua valorização em novos recursos combater o desgaste dos recursos naturais.

Em Portugal, a Veolia possui três centros operacionais dedicados à recolha, tratamento e valorização de resíduos, contribuindo para a apoiar as indústrias na implementação de projetos de economia circular.

Mais sobre as soluções Veolia para gestão de resíduos aqui 

Portugal comprometeu-se internacionalmente, no âmbito do Acordo de Paris, com o objetivo de redução das suas emissões de gases com efeito de estufa por forma a que o balanço entre as emissões e as remoções da atmosfera seja nulo em 2050. A este objetivo deu-se o nome de “neutralidade carbónica”. Este compromisso para a neutralidade carbónica posiciona o nosso país entre aqueles que assumem a liderança no combate às alterações climáticas. A descarbonização profunda da economia exige o envolvimento alargado e a colaboração de todos os atores: indústrias, cidades e serviços.

Mais sobre soluções Veolia de cogeração e otimização energética aqui

A valorização dos biorresíduos consiste em utilizar este resíduo para a produção de biogás, através da metanização, ou como fertilizante agrícola, por compostagem. Os benefícios deste último são inúmeros: devolver resíduo biodegradável ao solo nutre as plantas graças aos seus fertilizantes ricos em azoto e fósforo, e enriquece o solo com carbono.

Mais sobre a valorização orgânica de resíduos aqui

É longa - mas em permanente renovação - a experiência da Veolia na reutilização das águas residuais para preservar este recurso e os ambientes aquáticos: em Windhoek (Namíbia), região muito afetada por stress hídrico, a Veolia recicla as águas residuais para garantir a continuidade do abastecimento de água às populações; em Durban (África do Sul), o Grupo recicla 98 % das águas residuais da estação SWTW. Uma vez tratadas, as águas residuais alimentam os processos de produção das indústrias locais. Em Portugal, é sobretudo na indústria que a Veolia tem desenvolvido projetos de reutilização de águas residuais para autoconsumo.

A Veolia também intervém ao nível da engenharia e construção de edifícios, sobretudo grandes edifícios de utilização pública (hospitais, centros comerciais, hotéis, ..) e industriais, dotando-os das instalações necessárias à saúde e conforto dos seus utilizadores, mas também de soluções inteligentes para uma maior eficiência energética, tendo em vista a redução da sua pegada de carbono.

Mais sobre soluções de retrofit de instalações e equipamentos que podem melhorar a sua eficiência aqui