Survey: Oportunidades rumo à transformação ecológica

Lançámos um survey entre os stakeholders que seguem o LinkedIn da Veolia Portugal questionando sobre os desafios rumo à transformação ecológica.

Em 174 participantes, entre os quais entidades gestoras públicas e privadas, indústrias, outras entidades públicas, academia e sociedade civil, a descarbonização da indústria foi apontada como o maior desafio (37%).

Muito próximas ficaram a reutilização das águas (25%) e a eficiência energética (21%).

Neste survey, a circularidade dos resíduos foi apontada como o menor desafio (17%) para alcançarmos a transformação ecológica em Portugal.

ENERGIA
icon energia

Apontada como o maior desafio para a transformação ecológica em Portugal, a descarbonização da indústria passa pela implementação de processos e tecnologias de baixo carbono; a adoção de medidas de eficiência energética e a incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia. Intervenções que podem ser apoiadas pelo Sistema de Incentivos para a Descarbonização da Indústria, publicado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, e que exploramos no artigo Energia - um olhar sobre os desafios e oportunidades em 2022.

Adotar uma perspetiva de longo prazo no processo de descarbonização da economia representa ainda uma oportunidade para criação de riqueza nas regiões, em particular através da criação de postos de trabalho. (Larry Fink, 2022)

 

 

 

 

 

No que diz respeito à eficiência energética nos edifícios, maior consciencialização dos fatores ambientais, como por exemplo a redução das emissões de carbono, e a flutuação dos custos com os combustíveis têm motivado maior foco no consumo energético dos edifícios. As ferramentas digitais podem ser grandes aliadas da gestão inteligente da informação para incremento da eficiência operacional, com expressão significativa ao nível da redução de consumos energéticos.

Soluções de eficiência energética podem ajudar-nos a reduzir as emissões de CO2 em 40% até 2040. 

ÁGUA
icon agua

 

Em Portugal a adoção de soluções de reutilização e reciclagem das águas residuais tem dado passos tímidos. Atualmente, apenas cerca de 1,2% das águas residuais geradas nas nossas casas são tratadas para reutilização e ainda assim na sua quase totalidade para usos internos dessas instalações.

Às soluções de reutilização e reciclagem de águas residuais estão ainda muitas vezes associadas duas principais perceções: um custo demasiado elevado para o benefício e uma noção de risco (Como é que uma água suja pode ter qualidade suficiente para regar alimentos ou mesmo para voltar a ser bebida?). Mas e se a água nos faltar? Qual é a solução?

 

"Tanto ao nível da eficiência do tratamento, como do tema dos custos, as tecnologias evoluíram muitíssimo nos últimos anos, sendo hoje ainda maior a fiabilidade da água que resulta destes processos, por exemplo, ao nível do controlo de bactérias, a custos mais otimizados. E é precisamente por ambos os motivos que o estudo da melhor solução deve ser muito bem feito: para cada contexto, para cada utilização há uma tecnologia mais adequada. Não há respostas standard."

 

 

Fechar o ciclo

Exemplos de reutilização de águas residuais urbanas

  • Irrigação de campos agrícolas
  • Rega de espaços verdes
  • Usos urbanos não potáveis (exemplo: lavagens de ruas)
  • Para utilização pela indústria
  • Reforço das origens de água para consumo (não permitido em Portugal)

 

 

Exemplos de reutilização de águas residuais industriais

  • Arrefecimento de sistemas
  • Limpezas industriais
  • Reintrodução em processos industriais
  • Água de alimentação de caldeiras
RESÍDUOS
icon residuos

 

Aumente a circularidade dos seus resíduos

Muitos dos resíduos não perigosos gerados nas empresas, equiparados a urbanos, como por exemplo as misturas de plástico, madeira, papel, orgânicos, podem ser reciclados. O potencial de valorização dos resíduos e da sua reintrodução nas cadeias produtivas é muitas vezes inexplorado pelas empresas.  Os resíduos produzidos pelas suas atividades podem ser tratados e transformados em novos recursos para serem utilizados novamente nos seus processos produtivos ou vendidos a outras empresas que os pretendam incorporar. 

A sua valorização contribui para melhorar os indicadores de sustentabilidade das empresas que decidem assumir esse compromisso e reduzir a quantidade de resíduos encaminhados para aterro, com benefícios para a qualidade do ambiente e de vida.

É certo que para isso é importante garantir na origem uma separação adequada desses resíduos, que pode passar por serviços de gestão integrada de resíduos, com instalação dos equipamentos mais adequados e recurso a equipas, permanentes quando necessário, de técnicos especializados na recolha de resíduos, assim como ações de sensibilização e educação ambiental a colaboradores e consumidores.

 

 

 

 

Valorização energética de resíduos urbanos

A Veolia é lider na operação e manutenção de centrais de valorização energética, onde a partir dos resíduos urbanos é produzida energia limpa.

No Relatório de Riscos Globais 2022, publicado pelo World Economic Forum, os riscos ambientais ─ "extreme weather" e "climate action failure" ─ destacam-se no curto (2 anos), médio (5 anos) e longo prazo (10 anos - ver gráfico), e são considerados como os que podem potencialmente ter mais impacto nas pessoas e planeta. É mais uma vez claro que governos, empresas e sociedades enfrentam uma pressão crescente para transitar para economias neutras em carbono. Não podemos adiar mais nem esperar que os nossos processos mudem gradualmente. É tempo de escolhas decisivas, estruturantes.

Para a Veolia, a transformação ecológica significa adaptar profundamente os nossos padrões de produção e consumo. Significa colocar a ecologia no centro de todos os processos, todas as análises e todas as decisões. Significa desenvolver soluções incisivas e úteis para enfrentar os principais desafios, com e para os seus stakeholders: municípios, indústrias, sociedade civil, colaboradores.

As empresas que visam liderar a transformação dos seus negócios devem capitalizar o seu conhecimento e competências técnicas, assumindo uma abordagem integrada, onde resíduos, água e energia contribuem para uma estratégia de transformação mais sustentada, potenciando sinergias e maximizando os resultados.


Abordagem integrada

Este desafio junta todos os compromissos de que falámos anteriormente. Consiste numa análise que permita uma visão integrada do tema:

fazendo uma abordagem inteligente da energia, que harmonize soluções de eficiência energética com a produção de energia sem emissões de CO2 (solar, eólica, energia produzida a partir de resíduos,...) e ainda  a captura de CO2 para mitigar as emissões geradas pelos combustíveis fósseis. Com o digital a apoiar os processos de decisão;

melhorando o uso eficiente da águaestudando o seu potencial de reutilização e, claro, assumindo o compromisso de que a devolução dos efluentes ocorre em condições ambientalmente seguras;

reduzindo a produção de resíduos ao máximo e maximizando a valorização dos resíduos produzidos, incorporando soluções de circularidade e educando e sensibilizando os colaboradores, os utilizadores, a sociedade em geral;

compatibilizando todas essas eficiências com o bem estar das pessoas nas suas instalações: qualidade do ar, conforto térmico e de iluminação, higiene adequada dos espaços;

- e tendo em conta outros impactos na envolvente da sua atividade, quer ao nível da mobilidade, das cadeias de fornecimento, dos impactos nos ecossistemas  naturais e comunidades vizinhas.

 

Em todas estas vertentes a Veolia, através da sua oferta integrada - Água, Energia e Resíduos - dispõe de soluções e competências para estar ao seu lado rumo à transformação ecológica.


Vamos conversar?

Os seus dados

Vamos conversar sobre?

Vamos conversar quando?

Diga-nos qual o dia e hora que mais lhe convém.